Mercedes-Benz lança segunda geração do caminhão elétrico eActros na Europa

A produção em série terá início ainda neste ano na fábrica de Wörth am Rhein, na Alemanha, em uma linha flexível que também monta caminhões a diesel

Redação

A Mercedes-Benz Trucks apresentou nesta quarta-feira (1º) a segunda geração de seu caminhão elétrico a bateria com o lançamento do eActros 400 na Europa. Baseado na plataforma tecnológica do eActros 600, o novo modelo chega ao mercado com mais de 40 variantes de configuração, adaptadas a diferentes perfis de operação — da longa distância ao uso regional pesado.

Os pedidos poderão ser feitos a partir de outubro de 2025 nos países da União Europeia e em mercados selecionados. A produção em série terá início ainda neste ano na fábrica de Wörth am Rhein, na Alemanha, em uma linha flexível que também monta caminhões a diesel.

“O eActros 600 prova que o transporte de longa distância movido à bateria elétrica é uma realidade – já em operação em mais de 15 países. Mas, para que a transformação seja bem-sucedida, a expansão da infraestrutura de carga deve acompanhar o ritmo dos veículos e a operação precisa ser lucrativa para os clientes”, afirmou Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz Trucks.

LEIA MAIS

Na contramão, Transportes Gabardo investe em 300 caminhões pesados e projeta crescer 30% em 2025
Vendas de caminhões novos caem em agosto e acumulam retração de 6,6% em 2025; veja o ranking
Indústria de implementos rodoviários já registra 1 mil demissões em 2025, diz presidente da Anfir

Autonomia e carga útil

O eActros 400 traz duas opções de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), com 414 kWh de capacidade total, que permitem até 480 quilômetros de autonomia. Será oferecido tanto como cavalo mecânico para semirreboques quanto em configuração de caminhão plataforma.

O eActros 600, lançado no fim de 2024, mantém três conjuntos de baterias, com 621 kWh, e alcança até 560 quilômetros em condições ideais. A diferença principal está no peso: com menos baterias, o eActros 400 transporta mais de 25 toneladas, cerca de três a mais que o modelo 600.

(Divulgação: MB)

Brasil ainda testa a primeira geração

No Brasil, a Mercedes-Benz ainda avalia a primeira geração do eActros. Desde junho, a montadora iniciou um programa de testes em operações reais, que envolve 17 caminhões elétricos: dez unidades do modelo leve eCanter e sete do eActros.

A iniciativa, em formato de rodízio, prevê ciclos de três a seis meses por cliente, alcançando entre 20 e 30 empresas em um ano. Entre os participantes estão a Braspress, que testa o eCanter, e a Ypê, que receberá o eActros.

“Agora é hora de aprender com o cliente na prática: como ele usa, quais os desafios de infraestrutura, quanto consome e o que precisa em termos de serviço”, disse à época Marcos Andrade, gerente sênior de marketing de caminhões da Mercedes-Benz.

Segundo a Mercedes-Benz, a prioridade no Brasil é mapear o ecossistema necessário para viabilizar a eletromobilidade — recarga, manutenção, autonomia real e custo total de propriedade (TCO).

“Não temos pressa. O mercado ainda está se formando. Nosso objetivo agora é aprender com o cliente e ajustar nossa oferta. Quando o lançamento comercial acontecer, será com tudo adaptado à realidade brasileira”, concluiu Andrade.

Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
➡️ Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno

Veja também