Suspensys passa a produzir neste mês todos os eixos de caminhões Mercedes-Benz

Desde o início do ano, parte da produção era feita na nova fábrica da Suspensys; a terceirização acompanha a estratégia da Mercedes-Benz de liberar capacidade para novos projetos

Aline Feltrin

A Suspensys, fabricante de eixos e suspensões do grupo Randoncorp, passa a produzir integralmente, a partir deste mês, todos os eixos dianteiros para caminhões e ônibus da Mercedes-Benz em sua planta de Mogi das Cruzes (SP). Até então, parte da produção ainda era realizada pela própria montadora.

“Começamos a fabricar parcialmente em fevereiro em uma planta totalmente nova”, disse Ricardo Barion, diretor da Suspensys, em entrevista ao portal Transporte Moderno. A unidade conta com cerca de 230 colaboradores e capacidade produtiva de 80 mil eixos por ano em três turnos.

O investimento na construção da fábrica foi de R$ 150 milhões, representando um dos maiores negócios da história da Randoncorp. A Suspensys já fornece eixos e suspensões para todas as montadoras do país e detém cerca de 80% do mercado de suspensões traseiras de caminhões no Brasil.

Segundo Barion, a terceirização da produção faz parte do movimento da Mercedes-Benz de abrir espaço para novos projetos e complementa a estratégia da Suspensys de ampliar sua presença no segmento de caminhões extrapesados. “

LEIA MAIS

Na contramão, Transportes Gabardo investe em 300 caminhões pesados e projeta crescer 30% em 2025
Vendas de caminhões novos caem em agosto e acumulam retração de 6,6% em 2025; veja o ranking
Indústria de implementos rodoviários já registra 1 mil demissões em 2025, diz presidente da Anfir

Estratégia e mercado de pesados

Mesmo com participação de mercado elevada, há espaço para crescer, especialmente no segmento de carretas com quarto eixo, que tem ganhado participação em detrimento do Bitrem”, explicou. O diretor afirma que a produção total dos eixos dianteiros representa 25% a 30% da receita anual da companhia.

Recentemente, a companhia lançou um novo eixo autodirecional, batizado de AXYS4, foi desenvolvido com tecnologia de suspensão pneumática, maior durabilidade e componentes exclusivos, garantindo mais carga útil e menor desgaste de pneus e peças. Com o novo eixo produzido na fábrica de Caxias do Sul (RS), a Suspensys prevê ampliar a participação em fabricantes de carretas, incluindo a própria Randon e outros concorrentes do setor. “Temos um produto ‘best in class’ em altura, durabilidade e tecnologia de suspensão, o que deve nos permitir ganhar market share”, disse Barion. A empresa já fechou acordos para fornecer 100% dos eixos dianteiros da Randon, e outros contratos estão em negociação.

O segmento de caminhões pesados representa cerca de 45% das vendas de veículos comerciais no país, mas enfrenta queda de 20% neste ano, principalmente no setor agrícola, que não renovou sua frota. Barion projeta estabilização do mercado em 2026, com retomada gradual a partir do segundo trimestre, impulsionada por renovação de frotas e possíveis reduções na taxa Selic.

O executivo destaca também a mudança no mix de veículos: “o quarto eixo tem crescido porque é mais eficiente que o bitrem: leva 58,5 toneladas, paga menos pedágio e tem menor desgaste de pneus”. Desde a aprovação da legislação em 2021, a participação das carretas com quarto eixo no mercado de graneleiros passou de 30% para 60%, segundo levantamento interno da empresa.

Expansão tecnológica e internacional

A Suspensys também investe em eixos elétricos, combináveis com o quarto eixo, que podem auxiliar na propulsão das carretas em aclives. Atualmente, alguns clientes já operam com a carreta equipada com o eixo elétrico, com resultados positivos. A produção desse eixo ocorre em Caxias do Sul (RS), onde também são instalados em carretas da Randon.

No mercado externo, a empresa mantém foco na América Latina, com destaque para a Argentina, onde os negócios foram positivos no primeiro semestre, apesar de uma estagnação recente pelo cenário político local. Segundo Barion, o impacto de medidas como o “tarifaço” dos Estados Unidos é praticamente nulo, já que a companhia não possui operações relevantes naquele mercado.

Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
➡️ Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno

Veja também