O Fiat Fiorino celebra 45 anos de presença constante nas ruas e estradas brasileiras. Lançado em 1980, inspirado no Fiat 147, o modelo rapidamente se tornou sinônimo de versatilidade, robustez e praticidade para pequenos empresários e profissionais autônomos.
Antes do Fiorino, a Fiat já testava o segmento com o 147 Furgão (1977) e 147 Pickup (1978), mas foi com o Fiorino 147 que a marca conquistou de vez o mercado. O modelo reunia o espaço necessário para transportar cargas leves e o baixo custo de operação de um carro de passeio — um conceito que continua a definir os utilitários urbanos até hoje.
LEIA MAIS
Na contramão, Transportes Gabardo investe em 300 caminhões pesados e projeta crescer 30% em 2025
Vendas de caminhões novos caem em agosto e acumulam retração de 6,6% em 2025; veja o ranking
Indústria de implementos rodoviários já registra 1 mil demissões em 2025, diz presidente da Anfir
Ao longo de sua história, o Fiorino passou por transformações importantes. Em 1988, deu lugar ao Fiorino Furgão, baseado no Fiat Uno, com maior capacidade de carga e desempenho mais eficiente. A terceira geração, lançada em 2014, trouxe plataforma do Novo Uno, motorização 1.4 EVO flex e capacidade para 650 kg, garantindo agilidade e versatilidade para o transporte urbano.
Na linha 2025, o Fiorino recebeu motor 1.3 flex de até 107 cv, direção elétrica, monitoramento de pressão dos pneus e sensor de temperatura externa, aumentando potência, torque e eficiência de combustível. Até agosto deste ano, o modelo segue líder do segmento de veículos comerciais leves, com mais de 13.400 unidades emplacadas e 25,8% de participação de mercado — mantendo a liderança desde 2003.

Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
➡️ Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno