TranspoSul 2025: Iveco vende mais de 50 S-Way e se aproxima de 7 mil unidades no país

Sul responde por 39% das vendas de pesados; principal concessionária da região registra alta de 45% nos nove primeiros meses do ano

Aline Feltrin

De Porto Alegre (RS)

A Iveco encerra sua participação na TranspoSul 2025, que termina nesta sexta-feira (26), com mais de 50 unidades do S-Way vendidas durante a feira, contribuindo para que o total do modelo se aproxime de 7 mil caminhões comercializados no Brasil desde o lançamento em 2023. O Sul concentra 39% das vendas de pesados da montadora, e a rede Mattana, atuante no Rio Grande do Sul, registrou alta de 45% nas vendas do S-Way nos nove primeiros meses de 2025 em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a montadora, o estande atraiu grande público e registrou forte procura por test-drives do S-Way e do Tector, reforçando a estratégia da marca de aproximar clientes e demonstrar desempenho e conforto dos modelos. “O transportador não está apenas curioso. Ele tem intenção real de investir, mas busca condições que deem previsibilidade. Nossas soluções financeiras têm cumprido esse papel e viabilizado negócios”, afirmou Carlos Fraga, diretor de marketing da montadora.

As condições de financiamento da Iveco Capital têm funcionado como diferencial em um mercado afetado por juros elevados, oferecendo taxas a partir de 0,79% ao mês, prazos de até 60 meses e até três meses de carência. Segundo a montadora, essas soluções têm dado segurança e previsibilidade aos empresários no momento da compra, convertendo interesse em vendas efetivas.

A estratégia da montadora combina portfólio diversificado — com veículos leves, médios e pesados, além do feirão de seminovos — a soluções financeiras desenhadas para converter interesse em vendas, com foco prioritário no Sul, região que responde por 39% das vendas de caminhões pesados da Iveco e por 17% do portfólio comercializado por concessionários, sem contar grandes contas e vendas a governo.

De janeiro a agosto de 2025, o S-Way somou 1.279 emplacamentos, garantindo 3,9% de participação no mercado de pesados e a 8ª posição no ranking nacional. O resultado contrasta com a retração de 26% do segmento no mesmo período.

O S-Way oferece versões 4×2, 6×2 e 6×4, com potências entre 480 e 540 cavalos, suspensão pneumática para cargas sensíveis e opção de motorização a gás natural ou biometano, reforçando a estratégia da montadora de descarbonização. A linha atende diferentes missões do transporte rodoviário, com foco em custo total de propriedade e eficiência operacional.

Entre os principais clientes está a Buzin Transportes, de Porto Alegre (RS), que em novembro de 2024 adquiriu 50 unidades do S-Way 540 cv para operar rodotrens em rotas entre Sul e Norte do país, elevando sua frota total de caminhões Iveco para 100 unidades. O agronegócio, que deve ter safra recorde em 2025, é visto como motor adicional para a demanda de pesados.

Grandes frotas e clientes estratégicos

“O S-Way já conquistou grandes frotas e tem ampliado sua participação em segmentos estratégicos, como o agronegócio, essencial para a economia brasileira”, acrescentou Fraga.

Em dezembro de 2024, o CEO da Iveco para a América Latina, Márcio Querichelli, projetava o momento atual: “Os nossos clientes já perceberam as vantagens em termos de custo-benefício e economia de combustível. Em 2025, nosso objetivo é intensificar a comunicação sobre esses diferenciais do S-Way”.

A jornalista viajou a convite da organização da TranspoSul.

Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
➡️ Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno

Veja também