A VLI, companhia de soluções logísticas que atua em ferrovias, portos e terminais, registrou um crescimento recorde na movimentação de grãos e farelos no primeiro semestre de 2025. No período, a empresa transportou 11,9 milhões de toneladas, um aumento de 10% em relação ao mesmo período de 2024 e 5% superior ao recorde anterior, registrado entre janeiro e junho de 2023, com 11,3 milhões de toneladas. As cargas têm como destino mercados da América, Ásia e Europa.
“O ritmo de movimentação foi intenso desde o início do ano, gerando resultados positivos tanto para a companhia quanto para a pauta de exportações do país”, afirma Gabriel Fonseca, gerente-geral comercial de grãos e fertilizantes da VLI.
LEIA MAIS
Tata Motors adquire Iveco Group por 3,8 bilhões de euros
Michelin decide encerrar fábrica em Guarulhos neste ano e atribui decisão à concorrência com importados
Carlos Panzan, presidente da FETCESP: “Aumento do biodiesel eleva custos e compromete a eficiência do transporte rodoviário”
Corredores
A empresa transporta principalmente soja e milho, além de farelos, subprodutos usados na alimentação animal, pelos principais corredores de seu sistema integrado. No corredor Leste, o transporte liga o Triângulo Mineiro ao sistema portuário do Espírito Santo via Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Já o corredor Sudeste conecta o Centro-Oeste ao Porto de Santos, também pela FCA. No Norte, a produção do Matopiba chega ao mercado global pelo tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, controlado pela VLI, e pelo porto de São Luís.
Todos esses corredores possuem terminais integradores estrategicamente posicionados, onde ocorre o transbordo da carga do modal rodoviário para o ferroviário. Além disso, os terminais oferecem capacidade de armazenagem, ajudando a mitigar um dos principais gargalos da logística nacional e garantindo maior eficiência no escoamento da produção agrícola brasileira.
Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.