Log-In investe R$ 35 milhões e amplia terminal portuário de Vila Velha em 65%

Expansão do TVV cria nova área de 70 mil m² e reforça exportações capixabas de café e rochas ornamentais

Terminal Portuário de Vila Velha movimenta transporte de 44 mil carros elétricos em 2023

Aline Feltrin

O Terminal de Vila Velha (TVV), administrado pela Log-In Logística Integrada, entra na reta final de uma expansão que deve mudar o cenário logístico do Espírito Santo. Com R$ 35 milhões investidos em infraestrutura e tecnologia, o terminal amplia sua área operacional em quase 65% e passa a contar com 178 mil m². A conclusão está prevista para novembro, mas a empresa já depende apenas da etapa de alfandegamento em análise pela Receita Federal para colocar a nova estrutura em funcionamento.

O projeto adiciona 70 mil m² ao terminal, que antes tinha 108 mil m². Esse crescimento aumenta a capacidade de movimentação de cargas estratégicas, como café e rochas ornamentais, que enfrentaram gargalos logísticos nos últimos anos. Segundo Gustavo Paixão, diretor de Terminais da Log-In, o objetivo é antecipar soluções às crescentes demandas do comércio exterior.

“Os exportadores capixabas convivem com desafios que afetam custos e prazos. A expansão amplia a disponibilidade de área, moderniza processos e garante mais competitividade para a produção do estado”, afirma Paixão.

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Receita Federal definirá início da operação

A Log-In já obteve anuência da Prefeitura de Vila Velha, da Antaq, do Corpo de Bombeiros e do Iema, que está na fase final de licenciamento ambiental. Agora, a decisão sobre a liberação da nova área está nas mãos da Receita Federal. A empresa afirma que todos os investimentos em infraestrutura, segurança e sistemas de controle foram concluídos.

“A liberação aduaneira é a última etapa. Quanto mais rápido o processo avançar, mais cedo o Espírito Santo colherá os ganhos em eficiência e competitividade”, diz Paixão.

Expansão fortalece exportação e importação

Segundo a empresa, além de aliviar gargalos para exportadores, a ampliação deve impulsionar as importações, especialmente de fertilizantes e veículos. Essa combinação cria um ciclo virtuoso, já que equilibra a movimentação de entrada e saída de cargas e aumenta a atratividade do terminal em relação a outros portos da região.

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