Como a IA transformou a rotina de 1.700 maquinistas da Rumo Logística

Assistente virtual Ruti Maquinista oferece agilidade, segurança e praticidade à rotina de quem conduz os trens

Redação

A Rumo, concessionária de ferrovias, lançou a RuTi Maquinista: uma agente digital voltada para operações ferroviárias baseada em Inteligência Artificial (IA), incluindo a linguagem natural.

Desenvolvida internamente pelo Núcleo de Excelência em Tecnologia e Automação (NEXT), a solução já começou a transformar a rotina de mais de 1.700 maquinistas. Segundo a companhia, a iniciativa reduziu o uso de papel e otimizou o acesso a protocolos importantes do dia a dia e, desta forma, gerou mais segurança, eficiência e qualidade de vida sobre os trilhos.

A tecnologia integra conhecimento prático com o que há de mais atual no mercado, atendendo à necessidade de acesso rápido e confiável às atualizações operacionais. Segundo a Rumo, a Ruti não substitui o maquinista: é uma ferramenta complementar que apoia a tomada de decisão, mantendo a atuação humana como elemento essencial para a segurança ferroviária.

Agora, com a assistente instalada nos celulares corporativos, chamados de “chave na mão”, os maquinistas acessam manuais, boletins e protocolos de forma prática, segura e com acesso controlado aos sistemas internos da empresa. Tudo isso sem comprometer a segurança: as consultas só são liberadas com o trem parado, respeitando rigorosamente os protocolos operacionais.

Lançada oficialmente em julho, a Ruti Maquinista já está totalmente funcional e teve adesão surpreendente: em apenas duas semanas, cerca de 40% dos 1.700 maquinistas da Rumo passaram a utilizar a nova assistente virtual. O treinamento inicial foi realizado com todos os coordenadores e líderes de operação, que atuaram como multiplicadores em campo. Isso demonstra não apenas a eficácia da solução, mas também a participação ativa das equipes e a simplicidade no uso da tecnologia.

Com a Ruti, os maquinistas têm acesso rápido, na palma da mão, a instruções essenciais para a operação ferroviária. Em poucos segundos, é possível consultar desde o passo a passo do teste de freio até procedimentos como o encoste e retirada de vagões em terminais como Itirapina. A ferramenta também orienta sobre a condução segura em trechos inclinados, como a Serra de Santos, e em situações críticas, como quando o trem não consegue manter a velocidade ao subir uma inclinação.

O gerente do núcleo de excelência em tecnologia e automação, Gabriel Zanon, explica que o uso da assistente ainda não é obrigatório, mas os resultados iniciais são animadores. “A adoção da inteligência artificial envolve uma mudança de cultura, e esse processo está sendo construído de forma gradual e colaborativa”, afirma.

LEIA MAIS

Maria Alice Gregório, gerente de planejamento da Rumo Logística: “Com o avanço da agenda ESG, a ferrovia se destaca como transporte eficiente e de baixo impacto ambiental
Governo negocia com Banco do BRICS R$ 2,7 bilhões para infraestrutura e logística
JSL abre 100 vagas para motoristas em Ribas do Rio Pardo (MS); veja como se inscrever

Suporte técnico

A IA também oferece suporte técnico sobre temas mais complexos, como o uso do sistema Locotrol, licenciamento permissivo, operação com locomotivas escoteiras e circulação com locomotiva avariada. Todos os documentos estão disponíveis em PDF e são atualizados em tempo real, garantindo que os maquinistas tenham sempre acesso à versão mais atualizada dos manuais operacionais diretamente no campo.

Ronaldo da Mota Pereira, líder de operação, conta que a tecnologia tem transformado a rotina dos profissionais. “Me surpreendi positivamente, porque a ferramenta é muito fácil de usar. É, sem dúvida, um processo inovador que tem nos ajudado bastante no dia a dia. Além de facilitar o acesso às informações, a Ruti também colabora com a questão ambiental, reduzindo o uso de papel. Antes, a gente precisava carregar uma mochila com diversos manuais e documentos. Agora, tudo está na palma da mão, de forma muito mais prática e eficiente.”

A Rumo administra mais de 13 mil quilômetros de ferrovias nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.
A base de ativos é formada por 1.200 locomotivas e 33 mil vagões. São mais de 8 mil colaboradores em todo o Brasil, dez terminais de transbordo ao longo da malha e seis terminais nos principais portos brasileiros.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também