Sodexo adota frota elétrica e a gás em São Paulo

Empresa amplia uso de veículos de baixa emissão para atingir meta de redução de carbono até 2025

Redação

A Sodexo ampliou a frota dedicada ao abastecimento de suas unidades de alimentação em São Paulo, incorporando três Veículos Urbanos de Carga (VUCs) elétricos e uma carreta movida a gás natural veicular (GNV). A iniciativa faz parte da estratégia da companhia de reduzir em 34% as emissões de gases de efeito estufa até o encerramento do ano-fiscal de 2025.

De acordo com a empresa, os veículos elétricos devem evitar a emissão de até 36 toneladas de CO₂ por ano na capital paulista, que concentra metade das operações logísticas da Sodexo no Brasil. A carreta a GNV, responsável pelo trajeto entre São Paulo e Rio de Janeiro, apresenta consumo 15% menor em comparação ao diesel.

A frota elétrica da Sodexo começou a ser testada em 2023, no Paraná, com um veículo piloto. Com a entrada das novas unidades, a companhia passa a operar dez VUCs elétricos no país.

Segundo a empresa, a estratégia também envolve aspectos sociais. Na primeira etapa, duas mulheres foram contratadas para atuar como motorista e ajudante. Nas próximas fases, a empresa pretende ampliar a contratação de motoristas mulheres, refugiadas e pessoas transgênero.

A operação logística é realizada em parceria com a SuperFrio, especializada em transporte refrigerado para o setor alimentício.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também