Librelato inaugura complexo industrial em Guarulhos (SP)

No local, denominado Librelato Center SP, serão produzidos os implementos de alto volume de vendas no país, como o furgão alumínio, furgão lonado, porta contêiner, graneleiro e carga seca

Sonia Moraes

A Librelato inaugurou nesta quarta-feira (20) seu complexo industrial e comercial em Guarulhos (SP), com aporte de R$ 10 milhões, montante que faz parte do ciclo de investimentos de R$ 405 milhões anunciado pela empresa em 2024. “Essa inauguração representa um marco histórico para a Librelato, que, mesmo diante de um cenário econômico desafiador, reafirma sua confiança no Brasil, nos clientes e no setor de transporte”, disse Simone Martins, CEO da Librelato, durante evento realizado com a imprensa.

O empreendimento, denominado Librelato Center SP, ocupa uma área de 27 mil m2, reunindo as áreas de produção, estoque de peças, showroom, pátio logístico e concessionária com hub de serviços. Neste local serão produzidos os implementos de alto volume de vendas no país, como o furgão alumínio, furgão lonado, porta contêiner, graneleiro e carga seca, que têm ampla aplicação em diferentes operações logísticas. A estimativa inicial é de geração de 50 novos empregos diretos em um turno, podendo duplicar esse número assim que aumentar a produção.

Com esse novo complexo industrial, a Librelato espera alcançar um bom desempenho comercial. Em 2024, se destacou entre os três maiores fabricantes do país, com 12.005 implementos produzidos e presença em mais de 41% das cidades brasileiras com emplacamento de produtos da marca. Em 2024, foram atendidos cerca de 3.300 clientes, com crescimento de cinco pontos percentuais na representatividade territorial em relação a 2022.

Com a nova estrutura, a expectativa é superar 850 pinos vendidos somente no primeiro ano de funcionamento da unidade paulista, fortalecendo o relacionamento com grandes empresas e ampliando a base de clientes na região Sudeste.

Capacidade produtiva

A capacidade produtiva é de dois mil implementos por ano em regime CKD – os implementos chegam da fábrica de Içara (SC) com uma parte montada e a outra desmontada, sendo finalizados neste local. Com esse processo, a empresa pretende reduzir custos logísticos, prazos de entrega, garantir mais velocidade de produção e aumentar a competitividade no setor. “A expectativa é de aumentar em dois dígitos o market share da empresa em São Paulo em dois anos”, revelou João Vitor Librelato, diretor comercial e marketing da empresa. Com esse crescimento, irá igualar à média nacional, que hoje está em torno de 15%.

Rodrigo Corso, diretor de manufatura, destacou que desde 2020, quando produziu 9.548 produtos, com capacidade instalada para 50 unidades por dia, a Librelato evoluiu e acompanhou a expansão do mercado, chegando a produzir mais de 13 mil implementos. “Para este ano, estamos prevendo produzir 9.001 produtos com capacidade instalada de 74 unidades diárias e em 2026 a estimativa é de fabricar 10.080 implementos com capacidade instalada de 75 produtos por dia. Isso está sendo alavancado pelos investimentos, diversificação e instalação de novas unidades como a de São Paulo.”

Concessionária integrada

Neste local, a Librelato terá uma concessionária com showroom de peças e implementos, áreas de negociação e suporte técnico. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com equipe treinada para vendas de implementos, peças, logística e consórcio. A unidade também disponibilizará oficina para manutenções corretivas e pós-venda.

A partir da nova estrutura, a Librelato passará a contar com novos pontos de atendimento técnico complementares nas regiões de Guararema, Embu das Artes, Jundiaí e São Bernardo do Campo, além de suporte de rede credenciada no estado. “Projetamos esta planta para oferecer uma experiência completa ao cliente, desde a escolha do implemento até o suporte pós-venda, com processos integrados e atendimento consultivo, além de otimizar pontos de manutenção garantindo que o implemento rodoviário esteja sempre trabalhando”, disse o diretor comercial. 

A Librelato tem no Brasil 42 postos de venda e 43 oficinas homologadas, e a Libreparts oferece atendimento com 31 lojas e oito boxes dedicados a reposição de peças. Fora do país, a empresa tem um posto de venda no Chile, no Uruguai, na Colômbia, três na Bolívia, cinco na Argentina e seis no Paraguai, garantindo maior agilidade na entrega de soluções e serviços em toda a região.

Na Argentina, após três anos de negociação, a Librelato vai entregar 130 implementos neste ano, de modelo basculante, lonado, tanque de alumínio e graneleiro. “A empresa vislumbra entrar no segmento de mineração no mercado argentino”, disse o diretor comercial.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também