Defensivos agrícolas puxam crescimento da Brado Logística no primeiro semestre

Defensivos lideram crescimento nas operações de importação e mercado interno, com alta geral de 50%

Redação

A Brado encerrou o primeiro semestre de 2025 com destaque para o crescimento nas movimentações de defensivos agrícola, bens de consumo e pluma de algodão, produtos estratégicos nas cadeias logística e industrial. O maior avanço percentual veio dos defensivos agrícolas, que cresceram 50% em relação ao mesmo período de 2024, chegando a mais de 1,2 mil contêineres transportados.

Os defensivos são transportados pela Brado nas operações de importação, pelo Porto de Santos, e mercado interno, vindos da região de Campinas (SP). Ambas operações têm como destino o estado de Mato Grosso.

“Nossa solução multimodal com base ferroviária garante a segurança de uma carga de alto valor agregado. Em 2025, não registramos nenhum caso de furto ou roubo nas cargas de insumos agrícolas”, destaca Vinicius Cordeiro, gerente executivo Comercial da Brado.

A alta acompanha o desempenho mais robusto da safra brasileira deste ano, com previsão de crescimento de 13,9% em relação à safra de 2024, segundo o IBGE. Esse aumento é impulsionado principalmente pelo aumento da produção de soja e milho, duas das principais culturas de Mato Grosso.

“O desempenho deste semestre reforça nossa capacidade de escalar soluções logísticas inteligentes, alinhadas às demandas de setores estratégicos como o agronegócio e os bens de consumo. A multimodalidade nos permite ampliar o atendimento com competitividade, segurança, assertividade nas entregas e menor emissão de carbono”, afirma o executivo.

A pluma de algodão cresceu 21%, com mais de 7,8 mil contêineres movimentados no primeiro semestre. A alta refletiu a concentração de volumes em um período atípico, já que, nos últimos anos, a maior parte da movimentação ocorria na segunda metade do ano. “A Brado foi decisiva para garantir o escoamento da safra recorde de algodão, mesmo em um cenário desafiador de sobreposição com a colheita da soja”, diz Cordeiro. A solução logística, por meio do terminal multimodal de Rondonópolis (MT), viabiliza o transporte ferroviário em longas distâncias e rodoviário nos trechos curtos, assegurando eficiência e fluidez até o Porto de Santos, de onde a carga segue para exportação.

Mercado interno expande com bens de consumo em alta

Os bens de consumo também apresentaram crescimento expressivo, com alta de 20% no semestre, com mais de 2,4 mil contêineres transportados do terminal de Sumaré (SP), localizado na região industrializada de Campinas, abastecer o mercado consumidor mato-grossense. As cargas mais representativas incluem alimentos industrializados, produtos de higiene e limpeza e embalagens.

Em 2025, os bens de consumo registraram OTD (On-Time Delivery) de 98,9% tanto na coleta quanto na entrega. O indicador que mede a eficiência e pontualidade nas operações de entrega e coleta rodoviária de acordo com a agenda acordada.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também