De Balneário Camburiú
O secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins, fez um alerta contundente nesta terça-feira (12), durante a abertura da feira Logistique, em Balneário Camboriú, sobre os impactos imediatos e graves do chamado “tarifaço” nas exportações do estado, que podem reduzir em até R$ 1,8 bilhão o Produto Interno Bruto (PIB) catarinense.
Representando o governador Jorginho Mello, Martins revelou que o chefe do Executivo está pessoalmente empenhado em buscar soluções para essa crise, com uma reunião marcada para amanhã na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), onde serão anunciadas medidas emergenciais para conter os efeitos do aumento tarifário.
“Santa Catarina registrou, no ano passado, exportações da ordem de R$ 12 bilhões, sendo que 15% desse valor são destinados aos Estados Unidos. Com o tarifaço há um impacto muito expressivo para a nossa economia e para toda a cadeia produtiva do estado”, afirmou.
Para Martins, trata-se de um entrave urgente e crítico para a logística catarinense e para o escoamento da produção local, colocando em xeque a competitividade do estado no comércio exterior.
Investimentos estruturados para enfrentar desafios
Diante desse cenário, o secretário destacou que Santa Catarina vem investindo de forma estruturada na modernização da infraestrutura logística, especialmente após a criação da única secretaria estadual no país dedicada à gestão integrada de portos, aeroportos e ferrovias — modelo que já é referência nacional.
Entre os principais investimentos, Martins ressaltou a primeira Parceria Público-Privada (PPP) do setor portuário catarinense, no Porto Itapoá, que destinará mais R$ 320 milhões para modernizar o canal de acesso a navios de maior porte. Além disso, o Porto de Itajaí recebeu recentemente a certificação para operar embarcações de até 366 metros, o que amplia a capacidade de movimentação de cargas e fortalece o complexo portuário do estado.
No setor aéreo, o secretário informou que o fluxo de passageiros internacionais cresceu 700% em três anos, chegando a 1,2 milhão em 2025, resultado da gestão focada da secretaria, que atualmente administra cinco aeroportos privados no estado.
Sobre as ferrovias, Martins destacou a importância da cooperação regional para viabilizar o projeto FerroSul, que integra Santa Catarina a estados vizinhos para a recuperação e ampliação da malha ferroviária.
“Este tarifaço é um alerta para a urgência de políticas integradas e investimentos que garantam a competitividade e o crescimento sustentável do estado. Santa Catarina não pode enfrentar esse desafio sozinha”, concluiu.
Plataforma estratégica para o setor
Consolidada como uma das mais relevantes feiras de logística, transporte multimodal, intralogística e comércio exterior do país, a Logistique segue até quinta-feira (14) no Expocentro BC, em Balneário Camboriú (SC), reunindo mais de 150 expositores e expectativa de 15 mil visitantes.
O evento combina exposição de soluções tecnológicas e debates estratégicos sobre o papel do Brasil nas cadeias globais. Além da operação logística, a programação inclui temas como geopolítica, macroeconomia, inovação, sustentabilidade e alianças internacionais.
“O objetivo é fomentar diálogos estratégicos e provocar reflexões sobre o protagonismo do Brasil em um cenário global em transformação”, afirma Leonardo Rinaldi, CEO da Logistique.
A conferência paralela Logistique Summit reúne nomes como Thiago de Aragão (CSIS), Caio Coppolla (CNN Brasil), Felipe Salto (Warren Investimentos), Junior Borneli (StartSe) e Ricardo Hirata (JLL), que discutem desde a importância dos investimentos em armazenagem até a necessidade do equilíbrio fiscal como pilar do desenvolvimento sustentável.
Localização estratégica
A escolha de Balneário Camboriú reforça a vocação logística do evento, graças à proximidade das rodovias federais, principais aeroportos catarinenses e ao Porto de Itajaí — um dos maiores entroncamentos logísticos do Brasil. A infraestrutura hoteleira e turística da região também contribui para a atração de público e negócios.
Com layout setorizado, a edição deste ano tem áreas dedicadas a intralogística, transporte multimodal, tecnologia e automação, infraestrutura, soluções digitais (WMS, TMS, IA) e logística verde. Entre os expositores confirmados estão Multilog, TOTVS, EGA Group, Trust Group, DSV Global, Bertolini S.A. e Cargo Sapiens, além de fabricantes de empilhadeiras, transportadoras e fornecedores de tecnologia nacionais e internacionais.
Para Karine Marmitt, diretora-executiva da feira, o crescimento da Logistique prioriza a qualidade e inovação. “O foco é representatividade e experiências inovadoras para o setor”, afirma.
* A jornalista viajou a convite da organização do evento.
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