DHL aposta em modelo colaborativo para logística de peças automotivas no Brasil

Operadora já atende nove montadoras no país, movimentando mais de 2 milhões de toneladas de peças por mês; estratégia mira eficiência, escala e sustentabilidade

Redação

A DHL Supply Chain, braço logístico do grupo Deutsche Post DHL, consolidou no Brasil um modelo colaborativo de distribuição para o mercado de peças de reposição automotiva — o chamado aftermarket — apostando na sinergia entre montadoras para reduzir custos, acelerar prazos de entrega e elevar o nível de serviço às concessionárias.

O modelo já atende a nove grandes montadoras, movimentando mais de 2 milhões de toneladas de peças por mês para cerca de mil pontos de entrega em todo o país, incluindo mais de 500 concessionárias. A estratégia, baseada no compartilhamento de equipe, infraestrutura e tecnologia, levou a um crescimento de 166% no volume transportado pela companhia nessa área nos últimos dois anos.

Segundo Ricardo Guidi, vice-presidente do setor automotivo da DHL Supply Chain, a mudança representa um avanço sobre o modelo tradicionalmente verticalizado da indústria automotiva. “Há uma grande sinergia na malha de distribuição, especialmente porque boa parte das entregas ocorre em locais próximos, muitas vezes vizinhos, o que permite otimizar o uso de veículos e reduzir o impacto ambiental”, afirma o executivo.

Além da racionalização da logística, a DHL também investe em soluções sustentáveis, como o uso de veículos elétricos no last mile e de frotas movidas a gás natural veicular (GNV) nas transferências entre hubs. A empresa opera tanto nos modais rodoviário quanto aéreo, e utiliza ferramentas de inteligência artificial para previsão de demanda e gestão inteligente de estoque — o que inclui técnicas como cartonização e desenvolvimento de embalagens customizadas.

Segundo a DHL, outro diferencial do modelo está na digitalização do processo. Por meio da plataforma MySupplyChain, concessionárias e montadoras têm visibilidade em tempo real do status dos pedidos. Há ainda a oferta de entregas expressas para eventos, reparos emergenciais e ações de marketing, como testes realizados por influenciadores.

Nova experiência

“O aftermarket é crítico para a fidelização do cliente e a agilidade nos reparos. Criamos uma nova experiência para concessionárias, que agora podem acompanhar o pedido online e interagir diretamente conosco. Isso eleva o nível de serviço, com índice médio de performance acima de 98%”, diz Guidi.

A DHL também realiza visitas técnicas e pesquisas de satisfação como parte do modelo colaborativo, reforçando seu papel como parceira estratégica das montadoras. “Nosso objetivo é contribuir para que o reparo de veículos seja mais ágil, colaborando com a experiência do consumidor final”, completa o executivo.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também