Parlamentares lançam Frente das Locadoras de Veículos em Brasília no próximo dia 28

Entre as pautas prioritárias da FPLoc estão a alteração no Código Civil para evitar que as locadoras sejam responsabilizadas solidariamente por acidentes causados por locatários

Em 2022, a Unidas, que já tinha vasta experiência em locação de automóveis, se juntou à transportadora Ouro Verde para brigar no mercado de locação de caminhões

Redação

A Frente Parlamentar das Locadoras de Veículos do Brasil (FPLoc) será oficialmente lançada no próximo dia 28 de maio, às 14 horas, no Auditório Thiers Fattori Costa, localizado no Edifício da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em Brasília. A iniciativa é liderada pela deputada federal Helena Lima (MDB/RR), em parceria com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA).

O lançamento, que contará com a presença de parlamentares e líderes do setor de transportes, tem como principal objetivo fortalecer e modernizar a atividade de locação de veículos no país. Segundo Marco Aurélio Nazaré, presidente da ABLA, a Frente Parlamentar atuará para promover avanços em mobilidade urbana e contribuir para o desenvolvimento econômico nacional.

“A criação da Frente Parlamentar é fundamental para estabelecer melhores condições operacionais para as locadoras em todas as regiões do Brasil”, destacou Nazaré.

Entre as pautas prioritárias da FPLoc estão a alteração no Código Civil para evitar que as locadoras sejam responsabilizadas solidariamente por acidentes causados por locatários (PL 2464/2019), a transferência da responsabilidade de cobrança de multas diretamente aos órgãos de trânsito (PL 5733/2023), a adequação legislativa para garantir o acesso de pessoas com deficiência a veículos adaptados, a melhoria dos processos de cobrança de pedágio eletrônico para veículos de locadoras (PLs 3262/2024, 4643/2020 e 752/2025), além da revisão de resolução do Contran sobre critérios técnicos e jurídicos para danos de monta em veículos alugados.

Avanço da locação

O setor de locação de veículos no Brasil vem apresentando crescimento expressivo nos últimos anos. Entre 2020 e 2024, o número de empregos gerados pelo segmento aumentou 36,8%, totalizando 105.637 postos de trabalho. No mesmo período, o número de usuários da locação cresceu 78,6%, enquanto o número de locadoras ativas subiu 37,2%, passando de 22.941 para 31.487 empresas entre 2022 e 2024.

Outro dado que ressalta a importância do setor para a economia é o fato de que, somente em 2024, 26,1% dos veículos licenciados no Brasil foram adquiridos por locadoras. Esses números confirmam o papel estratégico das locadoras na mobilidade urbana e no desenvolvimento econômico nacional.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.Editar

Veja também