Wilson Sons zera emissões de Escopo 2 em terminal no RS com uso exclusivo de energia renovável

Com mais de 187 anos de atuação, a companhia adota o I-REC como instrumento de rastreamento de atributos ambientais de energia e contabilidade de carbono

Redação

A Wilson Sons, uma das maiores operadoras integradas de logística portuária e marítima do Brasil, deu um passo importante na agenda de sustentabilidade ao obter a certificação de uso exclusivo de energia elétrica proveniente de fontes renováveis nas operações do Tecon Rio Grande (RS) em 2024. O reconhecimento foi concedido em abril pela EDP Brasil, por meio do Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC, na sigla em inglês), assegurando a eliminação das emissões de Escopo 2 do terminal — aquelas associadas ao consumo de eletricidade.

Com mais de 187 anos de atuação, a companhia adota o I-REC como instrumento de rastreamento de atributos ambientais de energia e contabilidade de carbono. O certificado, reconhecido mundialmente, atesta que a energia consumida pelo terminal, distribuída via Sistema Interligado Nacional (SIN), tem origem 100% limpa e renovável, conforme os critérios estabelecidos pelo GHG Protocol, principal metodologia global para gestão de emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Em operação há 28 anos, o Tecon Rio Grande é considerado a principal porta de entrada e saída de cargas do Rio Grande do Sul, com papel estratégico para a economia do estado. Atende mais de 3 mil clientes, entre importadores e exportadores, e oferece serviços semanais para todos os mercados internacionais por meio de 13 armadores. A infraestrutura conta com 900 metros de cais e capacidade para movimentar até 1,4 milhão de TEUs (contêineres de 20 pés), inclusive embarcações do tipo Neo-Panamax.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também