Líder Aviação faz primeiro voo da aviação geral no Brasil com combustível sustentável

Operação pioneira com SAF da Vibra ocorreu no Rio de Janeiro, com helicóptero S92 a serviço da Equinor, rumo a plataformas offshore

Redação

A Líder Aviação, empresa de aviação executiva, realizou em 20 de maio o primeiro voo da aviação geral no Brasil utilizando SAF (Sustainable Aviation Fuel). A operação, realizada no Rio de Janeiro com um helicóptero S92 a serviço da Equinor, transportou profissionais até plataformas offshore. O combustível foi fornecido pela Vibra, por meio da BR Aviation.

Produzido a partir de óleo de cozinha usado (UCO), o SAF emite até 80% menos CO₂ ao longo do seu ciclo de vida, em comparação ao querosene de aviação tradicional. No voo, foi utilizado um blend com 10% de SAF e 90% de JET A fóssil, autorizado pela ANP e certificado pela UFMG. A mistura resultou na redução de aproximadamente 9% nas emissões.

O combustível é do tipo “drop-in” — ou seja, pode ser utilizado nos motores atuais sem necessidade de adaptação, e é armazenado no Aeroporto do Galeão (GIG), que possui certificação ISCC.

Para a Líder, o uso do SAF faz parte de um plano mais amplo de sustentabilidade, que inclui eficiência energética, uso de energia limpa e participação em fóruns regulatórios. “Estamos dando um passo concreto na direção de uma operação mais sustentável”, afirmou Diego Reis, diretor de operações de helicópteros.

Com essa iniciativa, a Líder Aviação se torna a primeira empresa de aviação executiva a adquirir SAF da Vibra, antecipando-se à exigência que tornará obrigatório, a partir de 2027, o uso de combustível sustentável em proporção mínima nas operações aéreas.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também