Em 2014, a Volvo consolidou a liderança no segmento de pesados com o FH 460

A matéria da Transporte Moderno destacou os resultados expressivos obtidos em 2013, ano em que a Volvo cresceu 39,5% nas vendas de caminhões pesados em relação a 2012

Aline Feltrin

Na edição nº 463 da revista Transporte Moderno, de abril de 2014, a Volvo foi o centro de uma reportagem especial que mostrou como a marca sueca consolidou sua liderança no segmento de caminhões pesados no Brasil, em meio à transformação do transporte rodoviário nacional com a chegada dos supercaminhões.

A matéria destacou os resultados expressivos obtidos em 2013, ano em que a Volvo cresceu 39,5% nas vendas de caminhões pesados em relação a 2012, saltando de 13.641 para 19.026 unidades emplacadas. Com esse desempenho, a marca passou a deter 27,7% de participação nesse segmento.

O grande destaque foi o modelo FH 460 6×4, que liderou o ranking geral de vendas no Brasil com 7.727 unidades comercializadas, à frente de modelos tradicionais da concorrência. O FH 540 6×4 também apareceu entre os mais vendidos, com 5.007 unidades. Os dois juntos foram responsáveis por quase 70% das vendas da marca naquele ano.

A reportagem detalhou a recepção positiva do mercado à nova geração da linha FH, lançada em 2013 no Brasil. O modelo incorporava mudanças importantes: motor mais potente e econômico, melhorias na aerodinâmica, suspensão dianteira independente, transmissão automatizada I-Shift com nova programação, e interior mais espaçoso e confortável. Segundo a Volvo, o novo caminhão oferecia maior produtividade com menor consumo de combustível.

“O transportador brasileiro exige cada vez mais tecnologia, eficiência e conforto”, disse à época o presidente da Volvo do Brasil, Roger Alm, que também destacou os investimentos contínuos da marca em rede de atendimento, serviços financeiros e planos de manutenção.

Outro ponto forte abordado foi o foco da Volvo em soluções de transporte. A empresa não vendia apenas caminhões, mas pacotes completos que incluíam conectividade, treinamento para motoristas, programas de manutenção preventiva e suporte técnico para manter os veículos em operação com o máximo de disponibilidade.

A edição também destacou o uso crescente dos modelos FH em composições de nove eixos, como bitrens e rodotrens de até 74 toneladas, típicos no transporte de grãos, combustíveis e produtos industrializados em longas distâncias. A força dos motores de 460 cv e 540 cv, aliada à confiabilidade da transmissão I-Shift e aos sistemas de freios com VEB+ (freio motor com retarder eletrônico), tornava os modelos da Volvo os preferidos de grandes frotistas e motoristas autônomos.

Para ler essa e outras edições da Transporte Moderno, acesso o acervo digital da OTM Editora. Clique aqui.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também