Novo sensor NOx da Schaeffler chegará ao mercado brasileiro no segundo semestre

Com o lançamento do dispositivo em território nacional, a Schaeffler estreará na América do Sul os produtos da marca Vitesco da empresa de mesmo nome comprada em outubro de 2024

João Mathias, especial para o portal Transporte Moderno

Ainda neste ano, transportadoras e frotistas de caminhões e ônibus no país poderão contar com mais uma opção de marca de sensor de óxido de nitrogênio (NOx) para instalar em seus veículos pesados. Está programado para ser lançado no mercado brasileiro, no segundo semestre de 2025, o novo dispositivo de controle de emissão de gases da Schaeffler. O produto será o primeiro da Vitesco Technologies, fabricante de componentes eletroeletrônicos para o setor automotivo adquirida pela Schaeffler lá fora, em outubro do ano passado, a estrear na América do Sul.

“Eu entendo que a chegada da Vitesco – e, agora os produtos serão todos Schaeffler –, foi em um momento extremamente importante do mercado brasileiro, que tem uma legislação e as multas serão pesadas”, diz o vice-presidente sênior da Schaeffler Vehicle Lifetime Solutions para a América do Sul, Rubens Campos. A peça eletrônica, que mede a concentração de oxigênio e óxido de nitrogênio na composição do gás de escape dos veículos, se tornou essencial às frotas com a implementação das normas da Euro 5, em 2012, e, desde 2023, da Euro 6, que aumentou o padrão do nível de liberação de poluentes no ar com a exigência de uso de sistemas mais eficientes.

De acordo com o executivo, o sensor da Schaeffler atenderá ao aftermarket. “A parte de reposição tem uma participação grande na Schaeffler e aqui, na América do Sul, é ainda maior”, informa. “A manutenção preventiva é o que as grandes frotas estão fazendo e a gente faz também um grande trabalho junto a elas em treinamento técnico, capacitando os mecânicos das frotas”, afirma Campos.

A transformação pela qual vem passando a indústria de reposição automotiva se reflete no novo nome e organização da divisão da companhia de origem alemã, que antes era conhecida como Schaeffler Automotive Aftermarket. Desde abril deste ano, a divisão da Schaeffler que gerencia a área de mobilidade e fornece componentes e soluções de reparo para carros de passeio, veículos comerciais leves e pesados, motocicletas e tratores, passou a ser chamada Schaeffler Vehicle Lifetime Solutions (VLS), visando criar valor nos serviços e sistemas de motor, transmissão e powertrain, além de novas tecnologias digitais e modelos de negócios.

Centro logístico

Para apoiar a expansão da divisão VLS na América do Sul, a Schaeffler também inaugurou em abril um novo centro logístico central (CLC) localizado em Porto Feliz (SP) e próximo da unidade de fabricação em Sorocaba (SP). Com cerca de 20 mil metros quadrados, o CLC ampliou o espaço para recebimento, armazenamento e despacho de produtos, e integra o planejamento e controle de todos os processos nas áreas de montagem de kits, qualidade e manutenção.

“Como Schaeffler Vehicle Lifetime Solutions, estamos mais uma vez aprimorando nosso foco em inovação, progresso e orientação ao cliente, renovando nossa promessa de ser o parceiro ideal. Seja em soluções lucrativas e orientadas para o mercado para oficinas que lidam com motores de combustão, híbridos ou carros elétricos, apoiamos nossos clientes em cada etapa, fornecendo peças de reposição e kits de reparo de qualidade OE com uma abordagem de serviço imbatível, focada na proximidade com o cliente”, afirmou Campos.

Dona das marcas LuK, INA e FAG, a Schaeffler esteve presente, entre 22 e 26 de abril, na Automec 2025 – 16ª Feira Internacional de Equipamentos, Serviços e Autopeças, que aconteceu no São Paulo Expo, onde apresentou inovações nas linhas de transmissão, motor e chassi e os novos produtos adicionados ao portfólio por meio da integração da Vitesco Technologies, incluindo as Unidades de Controle de Transmissão (TCU) e sensor NOx.

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