Porto Itapoá reduz consumo de 1,18 milhão de litros de combustível

Mais de R$ 160 milhões foram investidos nos últimos dois anos para modernizar a frota de equipamentos, com foco na redução do impacto ambiental e na ampliação da produtividade.

Redação

Em 2024, o Porto Itapoa evitou o consumo de mais de 1,18 milhão de litros de combustível fóssil, o que representa a mitigação de cerca de 4 mil toneladas de gases de efeito estufa. O desempenho é resultado de uma estratégia de longo prazo baseada em tecnologia e eficiência operacional. Mais de R$ 160 milhões foram investidos nos últimos dois anos para modernizar a frota de equipamentos, com foco na redução do impacto ambiental e na ampliação da produtividade.

Em 2023, o terminal deu início à renovação da frota com a aquisição de 10 RTGs híbridos (guindastes com consumo de diesel três vezes menor do que os convencionais), que entraram em operação em 2024. Apenas essa substituição foi responsável pela economia de 890 mil litros de combustível.

Em agosto de 2024, o terminal deu um passo mais ousado com a entrada em operação de 20 Terminal Tractors elétricos. Os novos veículos já evitaram o consumo de 290 mil litros de diesel em poucos meses de uso. A mudança representa um avanço expressivo na redução da pegada de carbono da operação.

O foco na eficiência também alcançou os processos de manutenção. Com práticas de otimização e o uso de tecnologias embarcadas, o Porto Itapoá estendeu a vida útil de óleos lubrificantes e filtros, gerando uma economia de 15 mil litros de óleo e 500 filtros. O material é encaminhado para reciclagem especializada. “Reduzir o consumo na origem é tão importante quanto dar a destinação correta aos resíduos. Estamos trabalhando para tornar toda a cadeia mais sustentável”, explica Rosa Jr.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também