João Mathias, especial para a Transporte Moderno,
Em plena expansão, o mercado de reparos e reposição de peças automotivas no país tem estimulado as empresas fornecedoras a reforçar a participação no setor nacional, a fim de aproveitar ao máximo a boa fase da alta rentabilidade da indústria local. A DRiV, por exemplo, está promovendo uma reestruturação interna, com mudanças que visam fortalecer o atendimento ao aftermaket brasileiro, inclusive com uma nova entidade legal chamada DRiV Brasil Soluções Automotivas.
A alteração da estrutura da DRiV está programada para ser iniciada no mês que vem pelas atividades daqui, onde tem 14 das 30 marcas mundiais para o segmento de reparação. De acordo com o diretor comercial Daniel Fabbris, ao contar com uma unidade totalmente dedicada aos reparadores, a DRiV ganha mais velocidade e autonomia na tomada de decisões e, assim, mais competitividade.
O fornecimento de produtos e o suporte técnico, no entanto, permanecerão sob responsabilidade das operações que o grupo controlador Tenneco tem em Mogi Mirim (SP), além do Centro de Distribuição em Cajamar (SP), que recebeu R$ 5 milhões em 2024, quando a empresa assumiu a atividade que antes era terceirizada.
A operação brasileira da DRiV, que tem sede no estado de Illinois, nos Estados Unidos, foi a que mais cresceu no mundo no ano passado. Não à toa, a companhia escolheu o maior evento do comércio de autopeças na América Latina, que acontece no São Paulo Expo, em São Paulo, para anunciar o lançamento de novas marcas globais do seu portfólio.
Presente na Automec 2025 – 16ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, que ocorreu entre 22 e 26 de abril, em São Paulo, a DRiV informou que tem o objetivo de se firmar entre os líderes no setor de reposição automotiva nacional com a oferta de soluções específicas e de alto valor agregado.
Entre as novidades apresentadas pela empresa para o transporte rodoviário, além de setores da construção, marítimo, agrícola, mineração, compressão de gás e industrial, estão as opções ampliadas para óleo, combustível, bombas d’água, motores de partida, alternadores e turbinas da linha FP Diesel.
Segundo Fabbris, a chegada da FP Diesel traz aos transportadores uma nova alternativa para a manutenção das frotas, com qualidade já oferecida pelas marcas Monroe e Monroe Axios, que também estreiam em novos ramos do segmento automotivo com a ampliação do mix de ofertas.
Lançamentos
A Monroe Axios lança para veículos pesados uma nova linha de bolsas de ar, que são destinadas para uso em sistemas de suspensão pneumática. As bolsas proporcionam mais conforto ao motorista e, ao mesmo tempo, reduz os riscos de danos à carga transportada, por oferecer uma melhor absorção das vibrações provenientes do solo. Já a Monroe inicia a comercialização de amortecedores para motocicletas e, em breve, colocará no mercado kits de mola a gás, que são utilizados nas tampas de porta-malas e capôs de veículos.
A Wagner, outra marca da DRiV de componentes para leves e pesados, disponibilizará no país sensores eletrônicos, limpadores de para-brisa, radiadores, sistemas de aquecimento e ar-condicionado. Por meio da Champion, os aplicadores terão, ainda em 2025, acesso a uma ampla gama de velas de ignição para diferentes marcas e modelos de veículos. Os diversos lançamentos, que em parte continuarão a ser importados, ocorrerão de forma gradativa até o fim do ano.
Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.