Continental passa a se chamar Aumovio

Em mais uma etapa do spin-off da divisão automotiva do grupo alemão, nome da nova empresa foi anunciado no mercado brasileiro na Automec 2025

João Mathias, especial para a Transporte Moderno,

Aumovio foi o nome escolhido para a nova empresa do Grupo Continental, que está sendo criada a partir de um processo de desmembramento mundial (spin-off) da divisão automotiva da organização, que começou a ser avaliada pelo Conselho Executivo em meados de 2024 como uma estratégia para enfrentar o dinamismo da indústria. À época, a imprensa internacional indicava que a cisão era uma solução de a Continental reverter o baixo desempenho que registrava no segmento automotivo, além de abrir mais possibilidades de capitalizar oportunidades no mercado, enquanto poderia se concentrar na expansão das divisões de Pneus e ContiTech.

Prevista para estar pronta no segundo semestre deste ano – no mês passado foi aprovada pelo Conselho de Administração –, a constituição da Aumovio, que tem entre seus produtos freios, sensores, painéis e tacógrafos, nascerá com um faturamento de 19,4 bilhões de euros que a divisão automotiva do grupo registrou no exercício financeiro de 2024, empregando cerca de 92 mil funcionários. No ano passado, a Continental, que oferece soluções para veículos, máquinas, trânsito e transporte, somou receita bruta de 39,7 bilhões de euros e gerou 190 mil empregos em 55 países.

Aumovio no Brasil

No Brasil, a identidade corporativa Aumovio foi anunciada na quarta-feira (23) na Automec 2025, feira internacional de autopeças, equipamentos e serviços que tem sua décima sexta versão ocorrendo entre 22 e 26 de abril no São Paulo Expo, em São Paulo. Algumas horas antes no mesmo dia, porém, os primeiros a saberem do novo nome foram os chineses na Auto Shangai 2025, o salão de automóveis de lá. “Por uma questão de tamanho de mercado, a preferência do anúncio mundial foi na China”, informou Ricardo Rodrigues, diretor de veículos comerciais e aftermarket, em coletiva para jornalistas na Automec. Em 2024, aproximadamente 14% das vendas globais da divisão automotiva da Continental foram geradas no país asiático.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da subsidiária brasileira, o membro do Conselho Executivo da Continental e CEO da divisão automotiva do grupo – agora, também, da Aumovio –, Philipp von Hirschheydt disse que, com a empresa independente, é possível ganhar muito mais agilidade e poder criativo. “Alinhamos nossa atuação às tecnologias do futuro de forma consistente, reagindo de maneira ágil, inovadora e competitiva às mudanças do mercado. Estamos em rota firme para nos tornarmos uma potência automotiva adaptável. Nosso objetivo é ampliar ainda mais nossa atuação em áreas de mobilidade emergente e mercados em crescimento. Essa estratégia fica especialmente evidente na China, onde apostamos fortemente em desenvolvimento e produção local”.

A Aumovio fornecerá produtos eletrônicos e soluções de mobilidade avançadas voltadas para veículos definidos por software, com foco em segurança, conectividade e direção autônoma, atendendo a uma ampla base de clientes em todo o mundo. Com a aprovação esperada na Assembleia Geral Anual da Continental, nesta sexta-feira (25), a Aumovio deverá ser listada na Bolsa de Valores de Frankfurt em setembro ainda deste ano.

Continental na Automec

Embora mais conhecida por atender as montadoras, a Continental vem expandindo sua participação no mercado de aftermarket brasileiro. “De 2019 a 2023, dobramos o faturamento no segmento”, disse Rodrigues. “Daqui a 2028, nossa projeção é crescer 300%”, afirmou. Atualmente, a reposição responde por cerca de 30% das vendas.

Com as marcas Continental (produtos elétricos e bomba de combustível), VDO (óleos e discos de tacógrafos para caminhões e ônibus) e ATE (sistemas de freios e cilindros), a Continental, que tem sede em Guarulhos (SP), onde uma equipe de engenheiros desenvolve produtos para o mercado brasileiro, apresenta soluções de alta tecnologia que conectam inovação, performance e eficiência em mobilidade para o aftermarket na Automec 2025.

Um dos principais destaques é o óleo de motor VDO, disponível nas viscosidades 5W30, 10W40 e 15W40, desenvolvido para veículos comerciais leves, médios, pesados e vans. Segundo a empresa, a solução premium oferece alta performance e mais proteção ao motor a diesel, além de ampliar a oferta de serviços da rede autorizada Postos VDO, que realiza instalação, calibração e manutenção de tacógrafos e seus componentes.

Outro lançamento da Continental são os três modelos de bombas de combustível, projetadas especialmente para veículos flex. A empresa informa que, com tecnologia de precisão alemã, as bombas garantem pressurização ideal, ajuste perfeito aos sistemas dos veículos e mais durabilidade. Na marca ATE, a novidade são os cilindros mestre e de roda, desenvolvidos em laboratórios para atender às diversas montadoras com elevado padrão de eficiência e segurança.

A Continental ainda conta com a unidade de correias automotivas, kits de acessórios e molas pneumáticas da ContiTech, e apresenta cinco modelos de pneus, incluindo o mais recente lançamento UltraContact com garantia de rodagem de 80.000 quilômetros, da Continental Pneus. Ambas as empresas pertencem ao grupo Continental.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também