A Autoridade Portuária de Santos (APS) deu início a um projeto inovador voltado à modernização das operações de dragagem nos principais portos do país. Lançado oficialmente no início de abril, o Programa Pride (sigla de Program for Research and Innovation in Dredging Engineering) tem como objetivo aprofundar o entendimento técnico sobre os processos que influenciam o fundo náutico, com foco especial na navegação em lama fluida — um dos grandes desafios operacionais em regiões portuárias.
A iniciativa é resultado de uma cooperação internacional com especialistas da Universidade de Tecnologia de Delft, dos Países Baixos, e da Autoridade Portuária de Hamburgo, na Alemanha. Durante uma semana de atividades no Brasil, a comitiva europeia participou de reuniões, palestras, visitas técnicas aos portos de Santos e Itajaí, além de testes de campo com equipamentos inéditos no país para análise da lama fluida.
A lama fluida é uma camada densa composta por água e sedimentos finos, como argila e silte, que se forma entre a coluna d’água e o fundo consolidado. Apesar de não ser considerada fundo náutico real, em determinadas condições pode ser navegável de forma segura. Nos portos europeus de Hamburgo e Rotterdam, esse tipo de navegação já é regulamentado, permitindo maior profundidade operacional sem a necessidade de dragagens frequentes — o que reduz custos e impactos ambientais.
Inspiração europeia
Inspirada por essas experiências, a APS pretende adaptar as metodologias europeias à realidade brasileira. O Programa Pride busca gerar conhecimento técnico sobre a dinâmica sedimentar dos portos de Santos e Itajaí, com o intuito de propor melhorias nos procedimentos e tecnologias aplicadas às operações de dragagem. A meta é torná-las mais eficientes, sustentáveis e economicamente viáveis.
A programação que marcou o lançamento do projeto incluiu ainda um workshop promovido em parceria com o grupo Young Professionals (YP) da Pianc Brasil, entidade internacional que define diretrizes para infraestrutura de transporte aquaviário. O evento reuniu pesquisadores e profissionais do setor para debater soluções técnicas voltadas à lama fluida e à otimização da dragagem.
Nos próximos meses, a APS pretende formalizar parcerias com universidades, centros de pesquisa e outras autoridades portuárias para avançar nos estudos técnicos e ampliar a troca de conhecimento com a comunidade científica e o setor portuário.
A Autoridade Portuária de Santos é responsável pela gestão do Porto Organizado de Santos, o maior da América Latina, por onde circulam cerca de 30% do comércio exterior brasileiro. O complexo conta com 53 terminais e está localizado a cerca de 70 quilômetros da Grande São Paulo.
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