A balança comercial da indústria de autopeças deverá fechar 2025 com déficit de US$ 11,45 bilhões, o que representará uma queda de 12,5% ante o saldo comercial negativo de US$ 13,1 bilhões registrado em 2024, segundo projeção do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).
As exportações poderão atingir US$ 8,05 bilhões e, mesmo superando em 2,5% os US$ 7,85 bilhões registrados em 2024, será inferior às importações, que poderão atingir US$ 19,5 bilhões, ficando 6,8% dos US$ 21,0 bilhões registrados em 2024.
O faturamento estimado para este ano é de R$ 272 bilhões, com crescimento de 4,0% sobre os R$ 261,5 bilhões registrados em 2024. As montadoras deverão contribuir com 62,2% aos resultados, o mercado de reposição com 23,8% e as exportações com 11,1%.
A estimativa de investimentos para este ano é de R$ 6,60 bilhões, valor 3,1% superior aos R$ 6,40 bilhões previstos para 2024. Segundo o Sindipeças, além de atualizar os processos para acompanhar o ciclo de investimentos anunciado pelas montadoras, atenderá as exigências do programa nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover) do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que estimula a produção de novas tecnologias para melhorar e eficiência energética e reduzir às emissões de poluentes dos veículos.
As empresas devem apresentar melhora no número de postos de trabalho este ano, com 291,8 mil empregados, uma pequena elevação de 0,5% em relação aos 290,4 mil trabalhadores registrados em 2024.
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