Caminhões do Aeroporto de Guarulhos começam a ser abastecidos com ‘diesel verde’

A iniciativa da Vibra visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa, com uma expectativa de redução de aproximadamente 80 toneladas de CO₂ por ano

Redação

Desde dezembro do ano passado, os caminhões da BR Aviation, unidade da Vibra voltada ao abastecimento de aeronaves, começaram a operar com uma mistura de diesel renovável HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado), conhecido como ‘diesel verde’, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

A iniciativa visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa, com uma expectativa de redução de aproximadamente 80 toneladas de  CO₂ por ano. A mistura utilizada contém 10% de HVO, além dos 14% de biodiesel definidos pela legislação e o diesel convencional. A Vibra planeja aumentar a proporção de Diesel Renovável HVO futuramente, ampliando os benefícios ambientais da operação.

O HVO é produzido a partir de matérias-primas renováveis, como óleos vegetais e gorduras animais, e já é utilizado em larga escala na Europa e nos Estados Unidos. Ele pode ser misturado ao Diesel convencional sem a necessidade de adaptações nos motores, mantendo a qualidade e eficiência da combustão.

Redução de emissões de gases

Comparado ao diesel derivado do petróleo, o HVO pode reduzir em até 90% as emissões de gases de efeito estufa, o que o torna uma alternativa estratégica para o Brasil, que se comprometeu a reduzir em 53% suas emissões até 2030, conforme o Acordo de Paris.

A implementação desse combustível em Guarulhos segue o modelo adotado desde 2022 no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. A companhia já investiu mais de R$ 7 bilhões em projetos de descarbonização.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também