O Porto de Itajaí fechou o ano de 2024 com uma redução em sua movimentação de cargas, registrando um total de 14,17 milhões de toneladas, o que representa uma queda de 5% em relação aos 14,97 milhões de toneladas movimentados em 2023. No segmento de contêineres, a redução foi de 1%, com 1,279 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados no último ano, contra 1,296 milhão de TEUs em 2023.
Apesar do desempenho abaixo do esperado, a administração federal, agora sob a gestão da Autoridade Portuária de Santos (APS), visa a recuperação e o crescimento da infraestrutura portuária em 2025. O presidente da APS, Anderson Pomini, destaca que o principal objetivo é adotar uma visão estratégica focada na melhoria da governança, modernização das instalações e aumento da movimentação de cargas. “Estamos empenhados em elevar a eficiência e a competitividade do Porto de Itajaí, o que, consequentemente, contribuirá para sua recuperação”, afirmou Pomini.
Já o superintendente interino do Porto de Itajaí, André Bonini, projetou para o próximo ano a implementação de melhorias estruturais que busquem aumentar a competitividade do porto e atrair novos negócios. Segundo Bonini, as iniciativas visam não apenas fortalecer a infraestrutura, mas também garantir maior eficiência operacional, criando um ambiente favorável para a expansão das atividades portuárias.
Apesar das quedas registradas em 2024, o Porto de Itajaí se prepara para que a modernização e o aporte de novos investimentos resultem em um cenário de recuperação nos próximos anos.
A administração do Porto aposta ainda em parcerias estratégicas e novos investimentos para potencializar a infraestrutura e recuperar a movimentação de cargas, especialmente diante do contexto de desafios logísticos que o setor enfrenta.
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