Porto de Suape registra o segundo melhor resultado em 46 anos de história

Entre as várias operações que contribuíram para esse crescimento, a de contêineres se destacou, com um expressivo avanço de 23,4% em comparação a 2023.

Redação

O Porto de Suape obteve em 2024 o segundo melhor desempenho de sua história, com a movimentação de 24,8 milhões de toneladas de carga, entre granéis líquidos e sólidos, carga conteinerizada, veículos, entre outros. O resultado, divulgado no Anuário Estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), representa um crescimento de 3,6% em relação ao ano anterior e consolida o porto pernambucano como um dos principais pontos logísticos do Brasil.

Entre as diversas operações que impulsionaram esse crescimento, a de contêineres foi a que mais se destacou, com um expressivo aumento de 23,4% sobre 2023. O Tecon Suape, que opera nos Cais 2 e 3 do terminal, registrou 646.804 TEUs (unidade equivalente a 20 pés), o maior volume já registrado em um único ano. Esse crescimento também impactou o número de atracações, que aumentou 7,9%, com a chegada de 1.628 embarcações ao longo de 2024.

Uma das grandes inovações do porto foi a chegada de navios de classe mundial, como o MSC Orion, um New Panamax de 366 metros de comprimento, o maior tipo a cruzar o Canal do Panamá. A primeira atração do navio ocorreu em 27 de julho, e, desde 7 de novembro, o Porto de Suape passou a contar com uma rota semanal de longo curso entre o Nordeste e Singapura, na Ásia, chamada serviço Santana.

Investimentos e infraestrutura

O crescimento do Porto de Suape é reflexo de uma política de ampliação e modernização das infraestruturas portuárias implementada pelo governo de Pernambuco. “Os resultados são frutos dos investimentos em infraestrutura, como a dragagem do canal externo, a recuperação do molhe de proteção e, em breve, a dragagem do canal interno”, destacou o secretário de desenvolvimento econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti.

Marcio Guiot, diretor-presidente de Suape, enfatizou que projetos de infraestrutura continuam a ser executados, com destaque para a dragagem do canal interno e a reestruturação do molhe de proteção, que estão entre as principais ações para garantir a expansão contínua do porto.

Expectativas para 2025

As perspectivas para 2025 são promissoras, com destaque para a conclusão do Trem 1 da Refinaria Abreu e Lima, prevista para o primeiro semestre do ano. A expectativa é de que essa etapa gere um crescimento significativo na movimentação de petróleo e derivados, que representam o principal produto movimentado pelo terminal.

Até novembro de 2024, o Porto de Suape ocupava a sexta posição no ranking de movimentação de cargas entre os portos públicos brasileiros e liderava a operação de granéis líquidos no país, com 14,88 milhões de toneladas.

No Nordeste, o terminal é destaque também nas operações de contêineres e veículos. Em 2024, o porto movimentou 80.051 unidades de veículos, incluindo a importação de carros elétricos e híbridos da fabricante chinesa BYD. A operação de desembarque, que durou quase três dias, foi um dos pontos altos do segmento, com 5.459 unidades de veículos chegando ao terminal em maio.

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