A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) apresentou um crescimento superior ao do mercado em 2024, de acordo com os dados divulgados pela Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A marca emplacou 31.328 caminhões, alcançando 25,1% de participação de mercado, mantendo a liderança nas vendas de caminhões no Brasil. No segmento de ônibus, a VWCO se manteve na segunda posição, com 5.856 unidades emplacadas e uma participação de 26,1%, um aumento de mais de quatro pontos percentuais em relação ao ano anterior.
No segmento de caminhões, a montadora registrou um aumento de 16% nas vendas, enquanto o mercado geral cresceu 15,7%. Já no segmento de ônibus, as vendas da VWCO aumentaram 30,4%, superando a alta total do mercado de 9,8%.
Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus, destacou que o Brasil continua sendo o maior mercado para a marca, e que a empresa desenvolve um modelo de negócios focado em produtos e serviços adaptados às necessidades locais, uma rede de concessionárias qualificada e investimentos em engenharia e produção. Cortes também afirmou que essa estratégia está sendo aplicada no processo de internacionalização da empresa.
Crescimento em todos os segmentos
A VWCO teve crescimento em todos os segmentos de caminhões, desde os leves até os pesados. O Delivery 11.180 manteve-se como o modelo mais vendido da marca e o segundo mais emplacado no Brasil. O Constellation 26.260 entrou na lista dos dez caminhões mais vendidos, enquanto o Delivery Express continuou entre os três modelos mais vendidos no segmento de comerciais leves.
No setor de ônibus, a marca viu crescimento nas vendas para diversas aplicações, especialmente com a aceitação de seu portfólio Euro 6. A família Volksbus ficou em primeiro lugar nas vendas de ônibus para o governo e também liderou as vendas de micro-ônibus, além de garantir a segunda posição em chassis urbanos e para fretamento.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.