Rio Tocantins ganha rota hidroviária de cargas e passageiros em 2025

A previsão é que a movimentação de granéis, com destaque para a soja, seja expressiva já no primeiro semestre de 2025

Redação

Os portos do Arco Norte terão um avanço logístico a partir de 2025, com a inauguração de uma nova via hidroviária na região amazônica. O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), emitiu as licenças de operação para as eclusas de Tucuruí, o que possibilitará a navegação no Rio Tocantins, entre sua foz e Marabá, no sudeste do Pará.

Essa medida representa um marco para a navegação na região, segundo Flávio Acatauassú, presidente da Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (AMPORT). “Este é um momento histórico, que não apenas irá facilitar o transporte de cargas, mas também proporcionará uma nova alternativa para o deslocamento de passageiros ao longo do baixo Tocantins”, comentou Acatauassú.

Com a permissão para a operação das eclusas, empresas já demonstraram interesse em iniciar a navegação pelo corredor logístico do Rio Tocantins, especialmente no transporte de grãos provenientes de Mato Grosso e Tocantins, entre janeiro e junho, período de cheias do rio.

A previsão é que a movimentação de granéis, com destaque para a soja, seja expressiva já no primeiro semestre de 2025, mesmo sem as intervenções de dragagem e derrocamento previstas para os próximos anos. Com capacidade instalada de 52 milhões de toneladas, a região deverá dobrar sua capacidade nos próximos cinco anos, atingindo a marca de 100 milhões de toneladas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também