Os preços médios dos combustíveis no Brasil encerraram 2024 com alta, de acordo com a mais recente análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL). O levantamento, que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, apontou um aumento acumulado de 3,85% no preço do diesel comum ao longo do ano. Já o tipo S-10, mais utilizado por veículos leves e pesados, teve um reajuste de 2,79%.
Ao final de 2024, o preço médio do diesel comum ficou em R$ 6,20, enquanto o tipo S-10 fechou o ano a R$ 6,27. O aumento nos preços dos combustíveis foi impulsionado por uma série de fatores, incluindo os reajustes feitos ao longo do ano e a recente valorização do dólar frente ao real, que se intensificou nas últimas semanas de 2024. Além disso, a estrutura logística do país também contribui para o aumento no preço final pago pelo consumidor nos postos.
Douglas Pina, diretor-geral de mobilidade da Edenred Brasil, comentou sobre o cenário: “O diesel ficou mais caro ao longo do ano, impulsionado não só pelos reajustes de preço, mas também pela recente valorização do dólar. Fatores estruturais, como a logística, também exercem uma pressão sobre o preço final do combustível nos postos.”
O IPTL é um índice que analisa os preços de combustíveis com base nos abastecimentos realizados em 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log. A plataforma conta com uma infraestrutura de dados que permite a consolidação dos preços praticados nos postos, dada a grande quantidade de veículos gerenciados pela empresa — mais de 1 milhão de veículos, com uma média de oito transações por segundo.