Porto Itapoá amplia capacidade e se consolida como maior terminal de Santa Catarina

Com investimentos previstos de R$ 500 milhões nos próximos 12 meses, o terminal visa consolidar-se entre os quatro maiores do Brasil e, até 2033, se tornar o maior e mais eficiente porto da América do Sul

Redação

O Porto Itapoá, localizado na Baía da Babitonga, em Santa Catarina, finalizou a primeira fase de sua expansão no segmento de contêineres refrigerados (reefers), com a instalação de 540 novas tomadas. Com isso, o terminal, que agora soma 3.432 tomadas em operação, se torna o maior em capacidade de Santa Catarina e avança para se posicionar como o segundo maior do Brasil no setor. Até dezembro, o terminal deverá adicionar mais 540 tomadas, totalizando 3.972 unidades, reforçando seu papel estratégico no comércio exterior brasileiro.

A ampliação é parte de um projeto maior do Porto Itapoá, que também está dando início à sua Fase IV de expansão. Com investimentos previstos de R$ 500 milhões nos próximos 12 meses, o terminal visa consolidar-se entre os quatro maiores do Brasil e, até 2033, se tornar o maior e mais eficiente porto da América do Sul.

Infraestrutura e novos investimentos

Com uma área de 455 mil metros quadrados e uma capacidade estática de 31 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), o Porto Itapoá tem a capacidade de movimentar até 1,8 milhão de TEUs por ano. A expansão das tomadas para reefers se soma a outros importantes investimentos que visam modernizar e aumentar a eficiência da operação.

O terminal adquirirá, ainda, mais um portêiner – equipamento essencial para a movimentação de contêineres em navios de grande porte –, totalizando oito unidades na sua frota. Além disso, a ampliação do cais também está prevista, com a adição de 400 metros de comprimento à atual estrutura de 800 metros, permitindo a atracação simultânea de até três navios de porte maior. A obra, que já tem licenciamento do Ibama, está prevista para seguir um cronograma estratégico.

No pacote de modernizações, o Porto Itapoá também investirá na aquisição de 12 RTGs (guindastes sobre pneus), operados por controle remoto, sendo o primeiro terminal portuário da América do Sul a contar com essa tecnologia. A frota de terminal tractors (TTs), caminhões que movimentam contêineres, também será ampliada, com a compra de nove novas unidades.

O Porto Itapoá já possui 49 TTs, sendo 20 deles elétricos, o que o torna o terminal com a maior frota de TTs elétricos do Brasil. Esses veículos são carregados com energia 100% renovável.

Veja também