Com novas frequências e serviços, LATAM Cargo expande presença no mercado

A divisão de cargas da companhia vem apresentando um bom desempenho, com representatividade de 11% da receita do Grupo LATAM

Valeria Bursztein

Mesmo em um cenário dinâmico com oscilações no valor do petróleo e dos custos, o Grupo LATAM Brasil acredita em um cenário de crescimento dos negócios na região da América Latina. O diretor e responsável por liderar a estratégia do negócio de cargas aéreas da companhia no Brasil, Otávio Meneguette, disse, em um encontro recente com clientes em São Paulo, que “a empresa está em um momento sólido, o que permite planejar investimentos.

De acordo com dados anuais divulgados no segundo trimestre do ano, o Grupo LATAM registrou receita de US$ 12,7 bilhões, com projeção de alcançar US$ 13 bilhões até o final do ano. No período, o grupo registrou um EBITDA ajustado de US$ 620 milhões, um aumento de 10,7% em relação ao ano anterior. Em termos de capacidade, a companhia aérea expandiu 16,2% em comparação com o ano passado.

A divisão de cargas também vem apresentando um bom desempenho. Hoje, ela representa 11% da receita do Grupo LATAM. “É relevante destacar que, durante a pandemia, quando não havia passageiros, a receita de cargas foi muito importante para a empresa superar aquele momento”, lembrou Meneguette.

A receita do Grupo LATAM está dividida da seguinte forma: 25% provém do Brasil, 19% de países de língua espanhola e 47% de operações internacionais. De acordo com Meneguette, essa composição é importante, pois permite diluir o risco e aumentar a rentabilidade com diferentes moedas. “A multinacionalidade das operações da empresa influencia diretamente na nossa tomada de decisões, além de impactar nossa análise de risco e rentabilidade”, explicou.

Atualmente, a LATAM Cargo Brasil possui operações com aeronaves cargueiras nas rotas domésticas Guarulhos-Manaus-Guarulhos, Guarulhos-Belém-Manaus, Guarulhos-Recife-Manaus e Viracopos-Manaus, além de atender 49 destinos no país com o transporte de cargas nos compartimentos inferiores das aeronaves de passageiros. A empresa é responsável por 40% da capacidade de carga em aeronaves de passageiros oferecida no mercado.

“Estamos, literalmente, com muita capacidade disponível no mercado. Essa capacidade não vem apenas do aumento de voos, pois já tínhamos parte dessa capacidade internamente, mas ela era ineficiente devido à falta de demanda. Agora, percebemos um aquecimento e temos a oportunidade de oferecer um serviço melhor”, avaliou o executivo.

Aumento de frequências e voos

Desde o ano passado, o LATAM Cargo Group aumentou significativamente as opções de voos e frequências. Em 2023, inaugurou as rotas cargueiras internacionais Miami-São José dos Campos, Miami-Brasília e Amsterdã-Curitiba. Além disso, ampliou de dois para três os voos semanais na rota cargueira Miami-Florianópolis, inaugurada em 2020, em plena pandemia de Covid-19.

Em abril de 2024, a afiliada de cargas do Grupo LATAM duplicou sua capacidade na capital paraense com a inauguração da rota cargueira Guarulhos-Belém-Manaus. A empresa também aumentou de seis para nove os voos semanais para Manaus, partindo dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, um incremento de 30% na capacidade em relação ao ano anterior. No mesmo mês, foi iniciada a rota cargueira inédita entre a Europa e Florianópolis, sendo a única companhia aérea a realizar essa rota, facilitando o transporte de cargas internacionais entre a Europa e Santa Catarina, abrindo portas para o comércio global com o Brasil.

Ainda no primeiro semestre deste ano, a LATAM Cargo Brasil inaugurou a operação doméstica do voo semanal cargueiro Guarulhos-Recife-Manaus, que aumentou em 62,5% a capacidade da companhia na capital pernambucana em relação a abril. Todas essas operações são realizadas com aeronaves cargueiras do modelo Boeing 767-300F, com capacidade para transportar mais de 50 toneladas por voo.

Este ano, a LATAM Cargo também passou a contar com um novo terminal no Aeroporto de Cumbica, com 2.600 m² úteis. “O objetivo é começar em marcha lenta entre outubro e novembro, com a operação de carga fracionada nos porões das aeronaves de passageiros, mas em janeiro de 2025, o terminal passará a operar com aeronaves cargueiras”, disse o executivo.

Além de contar com toda a frota e malha aérea da LATAM, a LATAM Cargo atualmente voa para 166 destinos em 33 países, sendo 18 deles exclusivos para cargas. Especificamente no Brasil, atende 49 destinos e conecta o país com outros 19 no exterior.

Em todo o mundo, as afiliadas de carga do Grupo LATAM operam atualmente uma frota de 21 aeronaves cargueiras dos modelos Boeing 767-300F e Boeing 767-300BCF, com capacidade para mais de 50 toneladas.

Especificamente no Brasil, 90% de todos os voos da LATAM oferecem a possibilidade de transporte de cargas nos compartimentos inferiores das aeronaves de passageiros.

Novo portfólio de serviços

Em 2024, a LATAM Cargo Brasil também apresentou um portfólio de serviços para voos domésticos no país, com quatro novas opções: Reservado (para clientes que necessitam de programação em seus envios), Veloz (prioridade de embarque), Estândar (para clientes que buscam preços competitivos e contam com prazos maiores) e éFácil (transporte de remessas e e-commerce, voltado para negócios que precisam de rapidez e entrega na porta do cliente).

No ano passado, a empresa também lançou no mercado doméstico brasileiro a plataforma ONLINE SERVICES by Croamis, o que possibilitou avançar nas integrações com as plataformas de seus clientes, facilitando a troca de informações, melhorando o nível de serviço e encurtando prazos na cadeia logística. “Com ela, os clientes têm acesso a uma plataforma robusta, que oferece mais ferramentas de autogestão”, explicou o executivo. Em 12 meses, a LATAM Cargo passou de 50 para 200 clientes integrados.

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