Porto de São Sebastião retoma exportação de café

A última exportação de café registrada no Porto de São Sebastião ocorreu na década de 1960

O Porto de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, voltou a movimentar café para exportação , o que marca a primeira operação do setor cafeeiro no local depois de mais de seis décadas

Redação

O Porto de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, voltou a movimentar café para exportação , o que marca a primeira operação do setor cafeeiro no local depois de mais de seis décadas. A Companhia Docas de São Sebastião, em parceria com a Seaforte, empresa do grupo paranaense FTSpar, celebrou a exportação de mais de 8.000 toneladas de café verde para a Alemanha, originárias de Minas Gerais e São Paulo.

A última exportação de café registrada no Porto de São Sebastião ocorreu na década de 1960. A retomada desse tipo de operação sinaliza um retorno estratégico à diversificação das cargas operadas pelo porto.

O Brasil, líder mundial na exportação de café, é responsável por quase 40% da produção global. A expectativa para a safra 2023/2024 é de mais de 66 milhões de sacas, o que reafirma a importância estratégica do café para o país.

A FTSpar, conhecida por oferecer soluções logísticas integradas, conta com um histórico sólido e expertise em serviços especializados que cobrem desde o agenciamento marítimo até operações portuárias e transporte rodoviário. A Seaforte Operações Portuárias, localizada em São Sebastião, é especializada em importação e exportação de granéis sólidos, minerais e vegetais, e carga geral, com foco em açúcar a granel e ensacado.

Rodovia dos Tamoios e Aeroporto de São José dos Campos

Administrado pela Companhia Docas de São Sebastião e vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), o Porto de São Sebastião destaca-se por sua configuração de acesso, considerada uma das melhores do mundo. O porto está estrategicamente conectado por meio da Rodovia dos Tamoios, com acesso facilitado à malha ferroviária e ao Aeroporto Internacional de São José dos Campos.

Entre os principais produtos importados pelo Porto de São Sebastião estão barrilha, sulfato de sódio, malte, cevada e produtos siderúrgicos. Na exportação, além do café, destacam-se açúcar a granel e ensacado, veículos, peças, máquinas e equipamentos.

Veja também