Scania apresenta novo caminhão 10×4 para brigar por espaço no mercado de mineração

O lançamento reflete a estratégia de crescimento da Scania para o setor fora de estrada; a empresa tem cerca de 10% de sua frota dedicada a veículos nessa configuração, dos quais 60% são caminhões destinados à mineração

Aline Feltrin

De Belo Horizonte (MG)

A Scania reforçou seu catálogo de caminhões para avançar suas vendas no mercado de mineração brasileira. Na última terça-feira (10), a marca de origem sueca aproveitou a Exposibram, um dos maiores eventos dedicados ao setor da América Latina, que ocorrerá até quinta-feira (12), para apresentar o 560 G 10×4 XT Heavy Tipper Super. O modelo tem como principais atrativos, conforme garantem os executivos da fabricante, maior disponibilidade de operação, capacidade de carga elevada de 71 toneladas e economia de combustível que pode chegar a 20%

Com motor de 560 cavalos de potência, foi projetado para enfrentar os desafios específicos das operações inbound de mineração, ou seja, os caminhões que fazem somente o transporte e transferência de terra dentro da operação de mineração. O veículo se junta aos demais modelos da linha fora de estrada da marca e tem potencial para gerar de 80 a 100 vendas ao ano, conforme avaliou o diretor de vendas de soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, Alex Nucci. O executivo revelou que há cinco unidades já em testes no momento.

O lançamento reflete a estratégia de crescimento da Scania para o setor fora de estrada. Atualmente, a empresa tem cerca de 10% de sua frota dedicada a veículos nessa configuração, dos quais 60% são caminhões destinados à mineração. A introdução do modelo 10×4 é vista como uma oportunidade para fortalecer a presença da Scania neste segmento que está em ascensão.

Segundo levantamento recente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), de 2024 a 2028 estão previstos US$ 64,5 bilhões em investimentos por empresas que atuam neste setor. O montante é 28% superior ao injetado no período anterior. Conforme informou o Instituto, o minério de ferro concentra o maior volume de investimentos previstos. “O cenário da mineração continua promissor, e os investimentos estão sendo feitos nas renovações e ampliações de frotas de caminhões”, avalia Nucci.

Aposta na ampliação de catálogo

De uma forma geral, a Scania aposta em ampliação e diversificação do seu catálogo de caminhões para crescer suas vendas no Brasil. “Ampliamos nosso catálogo ao longo dos últimos três anos. Entre as novidades, destacam-se o modelo Plus, que oferece uma opção mais acessível em relação ao Super, e o modelo 370, um veículo de entrada no segmento rodoviário. No segmento de semipesado, lançamos veículos com motores de 7 e 9 litros, disponíveis nas configurações 4×2, 6×2 e 8×2”, relembra Nucci.

No segmento fora de estrada, a empresa introduziu o caminhão 10×4 e dois novos modelos 6×4, o 360 e o 450, para operações urbanas e suporte em grandes operações de mineração, cana e madeira. O modelo P 250 6×4, destinado a operações de mineração mais leves, complementa a oferta.

Com a inserção de novos produtos, a Scania viu as vendas subirem. Conforme o executivo, no segmento semipesado, a Scania adicionou aproximadamente mil unidades de vendas, especialmente com o modelo 8×2. “O 370, que inicialmente não tinha presença no mercado rodoviário, também contribuiu com mais mil unidades. Por outro lado, o Plus ajudou a Scania a manter sua posição no segmento rodoviário, conforme o executivo.

Para o modelo 6×4, a empresa fez importantes atualizações em motorização, caixa e diferencial. “Essas melhorias resultaram em um desempenho superior e dobraram as vendas dos caminhões 6×4.”

Avanço apesar das dificuldades

Nucci acredita que a empresa alcançará sua meta de crescimento de 40% em 2024, com base nas 11 mil vendas registradas no ano passado. Avanço que deverá ocorrer mesmo com desafios enfrentados ao longo dos últimos meses, como o cenário do agronegócio. E cita o exemplo do segmento agropecuário que apresentou um bom desempenho, mas enfrentou dificuldades devido a uma seca durante a primeira safra de soja. “Essa situação provocou uma projeção de redução na produção para 2025.

No entanto, ao longo do ano, as culturas subsequentes ajudaram a compensar as perdas, resultando em uma produtividade de soja mais positiva do que o previsto. Com isso, a perda projetada para 2025 foi reduzida, consolidando uma das maiores safras da história, apesar de não ter sido o melhor ano para o agronegócio, segundo contou o executivo.

Em Minas Gerais, a Casa Itaipu, uma das principais concessionárias da Scania, espera superar o recorde de vendas do ano passado, alcançando cerca de 1.500 caminhões vendidos até o final de 2024. “A empresa está expandindo sua rede de filiais no estado, com planos de abrir novas unidades até 2025”, disse o diretor da rede de concessionárias Itaipu, Anderson Wagner.

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