Sistema de monitoramento da Vports reduz risco de colisões com baleias no ES

Iniciativa usa o VTMIS para orientar navios durante temporada de jubartes no litoral capixaba e reduzir risco de colisões em áreas de fundeio e acesso aos portos

Redação

A Vports conquistou o 2º lugar no Prêmio ANTAQ 2025, na categoria Iniciativas Inovadoras, com um projeto voltado à proteção de baleias jubarte no litoral do Espírito Santo.

A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Instituto Baleia Jubarte e a organização internacional Great Whale Conservancy e utiliza o sistema VTMIS (Vessel Traffic Management Information System) para monitorar o tráfego marítimo e reduzir riscos de colisões com os animais.

Segurança durante migração

Segundo a Vports, o VTMIS é utilizado entre junho e novembro, período em que as baleias jubarte se deslocam pela costa capixaba durante a temporada reprodutiva. A partir de câmeras e sensores instalados em pontos estratégicos na área de fundeio e nos acessos aos portos da região metropolitana, equipes de monitoramento orientam tripulações sobre a presença dos animais, com o objetivo de evitar choques e colisões.

Além disso, o acordo de cooperação técnica entre Vports, Instituto Baleia Jubarte e Great Whale Conservancy incluiu a elaboração de um manual de orientações repassado às embarcações que operam na região durante a temporada.

Entre as recomendações, estão medidas como evitar navegação noturna sempre que possível, garantir manobrabilidade total do navio e reduzir a velocidade para menos de oito nós em áreas próximas ao porto.

Leia mais

Montadoras abrem números iniciais de vendas no programa Move Brasil
Volvo investirá R$ 2,5 bilhões no Brasil até 2028 e projeta retração do mercado de caminhões em 2026
Shortline da Arauco vai retirar 190 caminhões por dia das rodovias e ampliar corredor de exportação

Logística e preservação ambiental

Na avaliação do diretor-presidente da Vports, Gustavo Serrão, o prêmio reforça a possibilidade de conciliar operação portuária e preservação ambiental.

“A sustentabilidade está no centro das nossas decisões e isso nos capacita cada vez mais a crescer de forma competitiva, gerar valor para a sociedade e contribuir para um futuro mais sustentável”, afirma Gustavo Serrão, diretor-presidente da Vports.

A gerente de Sustentabilidade da Vports, Camilla Bridi, destaca que o projeto permitiu incorporar ao Brasil o conceito de “Whale Safe Ports”, ou Porto Amigo das Baleias, com foco em medidas preventivas.

Risco em áreas costeiras e rotas regulares

Para o diretor da Great Whale Conservancy, Michael Fishbach, áreas de alta concentração de baleias, como regiões costeiras reprodutivas, elevam o risco de colisões, especialmente quando coincidem com rotas de navegação e infraestrutura portuária.

“Faz-se necessário, portanto, buscar a harmonização de procedimentos para reduzir ao máximo o risco de incidentes, o que só pode ser obtido com a cooperação e o envolvimento das empresas e autoridades portuárias pertinentes”, afirma. A Great Whale Conservancy é uma organização sem fins lucrativos dedicada à proteção das grandes baleias, com foco especial na recuperação da população de baleias-azuis e na redução de colisões entre navios e baleias

40 mil jubartes no Brasil

Segundo estimativas citadas no projeto, a população brasileira de baleias jubarte, em recuperação após décadas de caça predatória, está próxima de 40 mil animais. Os cetáceos podem medir até 16 metros e pesar cerca de 40 toneladas.

O Espírito Santo e a Bahia são considerados as principais áreas reprodutivas da espécie no Atlântico Sul. Com o fim da pesca comercial, a população vem se recuperando e, segundo dados citados pelo projeto, mais de 1.500 filhotes nascem anualmente no Brasil.

Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno

Veja também