A Perfetto, fabricante brasileira de sorvetes, ampliou o uso da tecnologia Fast Freezing em sua operação logística e anunciou a modernização da frota com apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).
A companhia incorporou 50 novas carrocerias adaptadas ao sistema patenteado, que modifica o processo de congelamento dos baús e busca elevar a eficiência no transporte de produtos congelados.
Com a expansão, a empresa passará a contar, ainda em 2026, com 82 caminhões equipados com o Fast Freezing, o equivalente a cerca de 65% da frota. A meta é atingir 100% dos veículos adaptados até 2028.
Redução consumo de energia e peso transportado
Segundo Roque Dalcin, CEO da Perfetto, o Fast Freezing proporciona uma economia mínima de 45% no consumo de energia elétrica utilizada no congelamento do compartimento de carga, além de reduzir custos de manutenção e aumentar a eficiência do transporte.
Outro efeito da modernização está relacionado à redução do peso total da operação. Com a adoção das novas carrocerias, a empresa estima reduzir o peso transportado diariamente em cerca de 32 toneladas, o que tende a impactar diretamente o consumo de combustível e o desempenho operacional dos caminhões.
Leia mais
Montadoras abrem números iniciais de vendas no programa Move Brasil
Volvo investirá R$ 2,5 bilhões no Brasil até 2028 e projeta retração do mercado de caminhões em 2026
Shortline da Arauco vai retirar 190 caminhões por dia das rodovias e ampliar corredor de exportação
Estabilidade térmica no transporte
A Perfetto afirma que a tecnologia Fast Freezing foi desenvolvida para tornar mais eficiente o controle de temperatura nos baús refrigerados, contribuindo para manter a estabilidade térmica ao longo do trajeto e preservar a qualidade do produto até o ponto de venda.
“Esse avanço representa um passo estratégico para nós, já que com o financiamento da FINEP, poderemos garantir uma modernização importante da frota, com ganhos expressivos em eficiência energética, redução de custos operacionais e, principalmente, em qualidade de entrega do produto no ponto de venda”, afirma Dalcin.
Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno



