Frota brasileira de caminhões terá solução de videotelemetria com IA

Solução com dashcam e inteligência artificial será incorporada ao portfólio local

Redação

A Geotab, multinacional especializada em gestão de frotas e veículos conectados, anunciou a ampliação de sua oferta de videotelemetria no Brasil com a chegada, nos próximos meses, da solução GO Focus Plus ao portfólio local.

A solução GO Focus Plus integra é baseada em câmeras veiculares com inteligência artificial, capazes de combinar imagens e dados de telemetria para monitorar veículos, motoristas e eventos operacionais em tempo real.

A proposta é permitir uma abordagem mais preventiva na gestão de segurança, ao identificar comportamentos de risco e emitir alertas de voz dentro da cabine para correção imediata pelo motorista. Entre os eventos monitorados estão distração ao volante — incluindo uso de celular e consumo de alimentos e bebidas — fadiga, distância inadequada, uso incorreto do cinto de segurança e saída de faixa.

A nova solução tem 26 eventos embarcados, com notificações para o motorista, além de funcionalidades de parametrização e filtros para facilitar para o gestor da frota a análise dos vídeos gravados e dados colhidos.

Leia mais

Montadoras abrem números iniciais de vendas no programa Move Brasil
Volvo investirá R$ 2,5 bilhões no Brasil até 2028 e projeta retração do mercado de caminhões em 2026
Shortline da Arauco vai retirar 190 caminhões por dia das rodovias e ampliar corredor de exportação

Do ponto de vista da gestão, a ferramenta organiza os registros no sistema MyGeotab e prioriza eventos críticos e padrões recorrentes, reduzindo o tempo necessário para análise e facilitando ações corretivas.

Para Eduardo Canicoba, vice-presidente da Geotab Brasil, o avanço da videotelemetria acompanha um movimento mais amplo de digitalização e aumento da exigência por previsibilidade operacional no país.

“O mercado brasileiro está acelerando a implementação de tecnologias que promovam uma abordagem mais proativa em relação à segurança e à previsibilidade operacional. Ao expandir a oferta de videotelemetria no país, a Geotab reforça sua estratégia de apoiar decisões mais rápidas e reduzir a exposição a riscos com inteligência de dados — um passo importante para quem precisa combinar eficiência, rentabilidade e segurança”, afirmou o executivo.

IA aplicada ao dia a dia da operação

A Geotab também destacou que a inteligência artificial precisa estar conectada a uma base consistente de dados para gerar impacto real na operação. Segundo a empresa, aplicações práticas já incluem apoio à manutenção preventiva, recomendações de reparo e ajustes de rota considerando variáveis como clima e congestionamento.

Outra frente apresentada envolve soluções de roteirização e distribuição de rotas para operações com múltiplas paradas e alta variabilidade. Segundo a Geotab, ferramentas desse tipo podem melhorar a organização de janelas de atendimento, lidar com desvios e paradas inesperadas e reduzir distâncias percorridas, com efeitos indiretos sobre produtividade e segurança.

Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno

Veja também