A Copa Truck, principal categoria de caminhões do automobilismo brasileiro, utilizará 100% do biocombustível Be8 BeVant® em todos os caminhões do grid na temporada 2026. A Be8, empresa de energias renováveis, anunciou que será fornecedora oficial do produto e assumirá o naming rights do campeonato, que passará a se chamar Copa Truck Be8 BeVant®.
O acordo prevê o uso do biocombustível nos 40 caminhões da categoria, em um movimento que reforça a estratégia da competição de se posicionar como vitrine tecnológica para soluções aplicáveis ao transporte pesado.
“Esta parceria com a Copa Truck marca um novo passo de nossa estratégia de mercado para a oferta de uma solução brasileira renovável, viável, segura e compatível para a descarbonização imediata com operações de alta exigência técnica como as do automobilismo profissional de alto nível”, afirmou Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8.
“Nas pistas da próxima temporada, vamos colocar o tema da transição energética no centro da disputa ao lado de grandes empresas do setor automotivo – será um exemplo para o mundo”, completou.
Leia mais
Montadoras abrem números iniciais de vendas no programa Move Brasil
Volvo investirá R$ 2,5 bilhões no Brasil até 2028 e projeta retração do mercado de caminhões em 2026
Shortline da Arauco vai retirar 190 caminhões por dia das rodovias e ampliar corredor de exportação
Para a organização da Copa Truck, o acordo amplia o papel da categoria como laboratório para inovação e sustentabilidade, sem comprometer desempenho e competitividade.
“Receber a Be8 como naming rights da Copa Truck é um marco para a categoria. Estamos falando de uma parceria que vai além do patrocínio e posiciona a Copa Truck como protagonista na discussão sobre inovação e transição energética, sem abrir mão de performance, competitividade e espetáculo nas pistas”, afirmou Carlos Col, CEO da Copa Truck.
Biocombustível para motores diesel
Desenvolvido pela Be8, o Be8 BeVant® é um biocombustível renovável que pode ser utilizado 100% puro em motores a diesel, sem necessidade de adaptações técnicas ou investimentos adicionais em infraestrutura, segundo a companhia.
A empresa afirma que o produto mantém o desempenho e pode reduzir em até 99% as emissões de gases de efeito estufa (GEE), posicionando-se como alternativa imediata para descarbonização do transporte pesado e urbano.
Testes aprovados na pré-temporada
A Be8 informou que o combustível já foi aprovado nos testes de pré-temporada da Copa Truck, com funcionamento considerado estável e seguro, sem necessidade de adaptação nos caminhões.
“Os testes foram acompanhados por equipes técnicas da Be8 e da Copa Truck. Essas etapas de análises práticas dão robustez ao produto e reforça a confiança de que a nossa solução é viável e escalável”, afirmou Camilo Adas, diretor de Transição Energética e Relações Institucionais da Be8.
Disponível no mercado desde janeiro de 2025, o Be8 BeVant® já é utilizado por mais de 30 empresas dos segmentos de transporte e geração de energia, segundo a companhia, incluindo operações de ônibus, logística, serviços aeroportuários e agricultura.
Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno



