Abesata firma acordo com Grupo Risel para fornecimento de diesel em Congonhas, Guarulhos e Viracopos

Contrato garante abastecimento de diesel para empresas de handling em aeroportos estratégicos e reforça a segurança operacional das operações em solo.

Redação

A Abesata (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo) assinou um memorando de entendimento com o Grupo Risel, com apoio da Vibra Energia, para fornecimento de diesel automotivo às prestadoras associadas de serviços que fazem a operação em solo nos aeroportos.

O acordo contempla diesel S10, S500 e outros correlatos permitidos, com foco em garantir condições comerciais e operacionais diferenciadas às companhias que atuam no apoio em solo.

A iniciativa será implementada inicialmente nas bases dos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, com expectativa de expansão para os principais aeroportos comerciais do país.

Leia mais

Montadoras abrem números iniciais de vendas no programa Move Brasil
Volvo investirá R$ 2,5 bilhões no Brasil até 2028 e projeta retração do mercado de caminhões em 2026
Shortline da Arauco vai retirar 190 caminhões por dia das rodovias e ampliar corredor de exportação

Demanda elevada por diesel

“Estamos muito contentes com o acordo, pois vai garantir qualidade, rastreabilidade e continuidade de suprimento às empresas de apoio em solo, trazendo condições competitivas aos nossos associados”, afirmou Ricardo Aparecido Miguel, presidente da Abesata.

Apesar do avanço da eletrificação na frota de equipamentos aeroportuários, o presidente da entidade destacou que o diesel ainda é amplamente utilizado em atividades essenciais, como movimentação de bagagens, transporte de carga aérea e atendimento a passageiros em áreas remotas ou com mobilidade reduzida.

“Apesar do processo acelerado de eletrificação da frota em solo, ainda é grande a demanda por diesel automotivo para a movimentação de bagagens, carga aérea, passageiros em geral para áreas remotas e passageiros com mobilidade reduzida”, disse Miguel.

Ele acrescentou que o acordo também abre caminho para estudos voltados à implantação de infraestrutura de abastecimento elétrico em sítios aeroportuários.

“Como a Risel tem o apoio estratégico da Vibra Energia, há um estudo conjunto de preparação para recebermos pontos de abastecimento de veículos e equipamentos elétricos, hoje carente em vários sítios aeroportuários”, afirmou.

Ambientes logísticos complexos

Para o Grupo Risel, o acordo fortalece a presença da companhia em operações de alta exigência, com foco em segurança e eficiência.

“Atuar nos principais aeroportos do país ao lado das empresas de handling é um passo relevante na nossa estratégia de expansão em ambientes logísticos complexos, sempre com foco em segurança, eficiência operacional e continuidade de suprimento”, afirmou Paulo Serena, CEO do Grupo Risel.

Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno

Veja também