Aeroporto do Recife supera 1 milhão de passageiros no mês e bate recorde em janeiro

Terminal administrado pela Aena registrou alta de 7,1% na comparação anual e impulsionou o melhor janeiro da história da concessionária no Brasil; expectativa é fechar 2026 acima de 10 milhões de passageiros

Redação

Terminal administrado pela operadora aeroportuária Aena registrou alta de 7,1% na comparação anual e impulsionou o melhor janeiro da história da concessionária no Brasil; expectativa é fechar 2026 acima de 10 milhões de passageiros.

O Aeroporto Internacional do Recife alcançou em janeiro de 2026 o maior movimento de sua história ao superar, pela primeira vez, a marca de 1 milhão de passageiros em um único mês. Ao todo, 1.015.692 viajantes passaram pelo terminal no período, que também contabilizou 7.858 operações de pousos e decolagens.

O desempenho do Recife contribuiu para o melhor janeiro já registrado na rede da Aena no país. Somados os 17 aeroportos sob sua gestão, a operadora movimentou mais de 4,3 milhões de passageiros, alta de 6,7% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Leia mais

Montadoras abrem números iniciais de vendas no programa Move Brasil
Volvo investirá R$ 2,5 bilhões no Brasil até 2028 e projeta retração do mercado de caminhões em 2026
Shortline da Arauco vai retirar 190 caminhões por dia das rodovias e ampliar corredor de exportação

Hub do Nordeste cresce

O resultado consolida o Aeroporto do Recife como principal hub do Nordeste e reflete a ampliação da malha aérea e da oferta de assentos. Na comparação com janeiro de 2025, o terminal registrou crescimento de 7,1% no total de passageiros.

Entre os destaques, estão as expansões nas ligações com Porto Alegre (RS), Buenos Aires (Argentina) e São Luís (MA), rotas que apresentaram os maiores crescimentos em relação ao ano anterior e ajudaram a sustentar o recorde histórico do mês.

“Alcançar a marca de 1 milhão de passageiros em um único mês é um feito histórico para o Aeroporto do Recife, para a Aena e para Pernambuco. Esse resultado reflete a confiança das companhias aéreas e dos passageiros, além dos investimentos que a Aena vem realizando para modernizar a infraestrutura e oferecer uma experiência cada vez mais eficiente e confortável a todos que passam pelo terminal”, afirmou Lucio Flavio Fonseca, diretor do Aeroporto do Recife.

10 milhões de passageiros em 2026

A expectativa da concessionária é de que 2026 também seja um ano recorde para o aeroporto pernambucano. A projeção é superar a marca de 10 milhões de passageiros no acumulado do ano, patamar ainda inédito para o terminal.

Segundo a Aena, o desempenho reforça o potencial de crescimento sustentável do aeroporto nos próximos meses, sustentado pela ampliação de rotas e frequências.

Recorde também Uberlândia

Além de Recife, o Aeroporto de Uberlândia (MG) também teve desempenho histórico em janeiro de 2026. O terminal registrou 104.163 passageiros, maior volume já contabilizado para o mês.

O resultado superou em 2,19% o recorde anterior de janeiro, registrado em 2015, e representou crescimento de 16,83% em relação a janeiro de 2025. No histórico geral do aeroporto, foi o terceiro maior volume de passageiros já registrado.

A movimentação foi impulsionada pelo aumento da oferta de voos comerciais, com 983 operações no mês. O volume foi 22,26% superior ao do mesmo período do ano passado, representando a maior alta percentual entre os aeroportos da Aena Brasil em janeiro de 2026.

Segundo a concessionária, o avanço está relacionado às iniciativas do Projeto Conecta Uberlândia, voltado ao fortalecimento do turismo e ao desenvolvimento econômico local. A expectativa é de que, no terceiro trimestre de 2026, o aeroporto registre aumento de 30% na oferta de voos em relação ao mesmo período de 2025.

Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno

Veja também