DP World assume operação do armazém da Suzano em Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Contrato de cinco anos envolve gestão integrada de estoque, abastecimento e expedição em Cachoeiro de Itapemirim (ES) e reforça expansão da multinacional no segmento de contract logistics no Brasil

Valeria Bursztein

A DP World, maiores grupos globais de logística, operação portuária e cadeia de suprimentos do mundo, firmou contrato para assumir a operação de um armazém industrial da Suzano em Cachoeiro de Itapemirim (ES), com início das atividades previsto para fevereiro de 2026.

A unidade — integrada à fábrica da fabricante de papéis — será gerida pelo segmento de Contract Logistics, responsável por serviços customizados de recebimento, controle de inventário, abastecimento de linha de produção e expedição de produtos de consumer/tissue, como papel higiênico, guardanapos e toalhas de papel.

O novo centro logístico está instalado em um armazém de 4.902 m², com capacidade inbound de até 152 toneladas por dia, considerando cargas tanto da fábrica quanto de fornecedores externos. A capacidade outbound está projetada em 128 toneladas, suportando uma produção diária estimada em cerca de 19 mil fardos de papel destinados a mercados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Centro-Oeste.

Leia mais:

Nova regra do frete: entenda o cálculo do piso mínimo
Urubatan Helou, diretor-presidente da Braspress:“O transporte fracionado exige uma sofisticação de gestão que poucos conseguem sustentar”
Mercosul–UE: o que o acordo muda na estratégia das montadoras de caminhões no Brasil

Armazém integrado e distribuição regional

“O acordo para gestão do armazém de Cachoeiro reforça a confiança da Suzano na nossa capacidade de entregar soluções logísticas integradas e de alta eficiência. Nossa expertise possibilita processos com mais velocidade, maior resiliência e novas possibilidades de crescimento para toda a cadeia” afirma Marcio Medina, vice-presidente comercial sênior da DP World no Brasil.

“A parceria com a DP World nesta nova etapa reforça nosso compromisso com uma cadeia logística mais ágil, sustentável e integrada”, afirma Nilton Sampaio, gerente executivo de supply chain da Suzano.

Inserção no mercado e expansão nacional

A iniciativa faz parte de um movimento mais amplo da DP World de expandir sua atuação em serviços logísticos e na cadeia integrada de abastecimento no Brasil, especialmente depois de investimentos e ampliações em vários segmentos.

Em 2025, a companhia inaugurou seu primeiro armazém multi-cliente em Cajamar (SP), com cerca de 100 mil m² de área, oferecendo serviços de armazenagem compartilhada, gestão de estoque, cross-docking, fulfillment e logística reversa para diversos clientes, reduzindo custos fixos e aumentando flexibilidade operacional.

Além disso, a DP World ampliou a rede de escritórios de freight forwarding no país, incluindo unidades em Porto Alegre e outras capitais, como parte da estratégia de consolidar sua presença em logística ponta a ponta (end-to-end).

Reforço das operações no continente

A expansão no Brasil e na América Latina ocorre em um contexto mais amplo de reforço das operações da DP World no continente. A parceria com a Suzano traduz a estratégia da empresa em ampliar a presença e atuação da empresa no segmento de contract logistics no país, contando hoje com cerca de 100 mil metros quadrados de capacidade para operações.

Desde a aquisição da Syncreon em 2021, o grupo DP World ganhou musculatura, consolidando uma rede com mais de 300 armazéns integrados globalmente, que opera com mais de 10 das 15 maiores montadoras automotivas e cinco das 10 maiores empresas de tecnologia do mundo. O grupo movimenta anualmente mais de 250 milhões de produtos de tecnologia e apoia a produção de mais de 3 milhões de veículos em todo o mundo.

Investimentos no terminal portuário

No terminal portuário, a empresa também manteve investimentos elevados. A DP World opera no Porto de Santos um dos principais terminais privados do complexo portuário, o DP World Santos (antiga Embraport), localizado na margem esquerda e com integração a acessos rodoviário e ferroviário.

A operação começou em 2013 e envolve infraestrutura ampla, com cais, pátio e equipamentos modernos, além de capacidade anual historicamente em torno de 1,2 milhão de TEUs, com planos de expansão para até 2,1 milhões de TEUs por ano conforme projetos em andamento.

No terminal, a empresa realiza operações de container handling, armazenagem e serviços integrados, apoiando cadeias ligadas ao comércio exterior e ao escoamento industrial. Recentemente, avançou em uma parceria estratégica com a companhia marítima Maersk, ampliando serviços e escalas semanais, o que tende a reforçar ainda mais sua presença operacional no porto.

Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno

Veja também