TCP lidera movimentação de contêineres no Sul e supera 1,6 milhão de TEUs em 2025

Terminal de Paranaguá foi apontado pela ANTAQ como o maior da Região Sul e registrou alta de 7% na movimentação anual; empresa investiu mais de R$ 500 milhões em cinco anos

Redação

A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, foi apontada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) como o maior terminal portuário do Sul do Brasil em movimentação de cargas.

Segundo atualização do Estatístico Aquaviário divulgada nesta terça-feira (10), o terminal movimentou 1.535.118 TEUs em exportação, importação e transbordo, volume 6% superior ao segundo colocado do ranking.

“A TCP tem um papel fundamental na corrente de comércio brasileira, se destacando, pelo segundo ano consecutivo, como o maior corredor de movimentação de cargas da Região Sul”, afirma Rafael Stein Santos, superintendente institucional e jurídico da TCP.

Leia mais:

Nova regra do frete: entenda o cálculo do piso mínimo
Urubatan Helou, diretor-presidente da Braspress:“O transporte fracionado exige uma sofisticação de gestão que poucos conseguem sustentar”
Mercosul–UE: o que o acordo muda na estratégia das montadoras de caminhões no Brasil

Movimentação cresce

A liderança ocorre após um ciclo de investimentos superior a meio bilhão de reais em infraestrutura e aquisição de equipamentos nos últimos cinco anos. No período, a movimentação de contêineres cresceu mais de 50%, saindo de cerca de 1,1 milhão de TEUs em 2021 para mais de 1,6 milhão em 2025.

O terminal encerrou 2025 com recorde histórico de 1.662.549 TEUs, alta de 7% em relação aos 1.558.426 TEUs registrados em 2024. Com o resultado, a TCP se tornou o terceiro maior terminal do país e o primeiro da Região Sul a superar a marca de 1,6 milhão de TEUs movimentados.

A movimentação total do terminal em 2025 correspondeu a 11,5 milhões de toneladas de cargas, desconsiderando o peso dos contêineres. Desse total, 8,3 milhões de toneladas foram exportações (72%) e 3,2 milhões de toneladas importações (28%).

Mil navios e amplia operação ferroviária

Nas operações de cais, a TCP recebeu 1.019 navios em 2025, superando pela primeira vez a marca de mil atracações em um ano. O volume representou crescimento de 3% frente a 2024.

A movimentação ferroviária também atingiu novo patamar, com 1.295 trens chegando ao terminal e mais de 103 mil contêineres movimentados por ferrovia, com destaque para cargas de frango congelado e papel e celulose.

No acesso rodoviário (gate), foram registrados mais de 597 mil contêineres transportados por caminhões, cerca de 10 mil a mais do que em 2024.

Ampliação do calado

Um dos fatores que impulsionaram o crescimento foi a ampliação do calado operacional para navios porta-contêineres, homologada pela Portos do Paraná em novembro de 2025. O limite passou de 12,80 metros para 13,30 metros, gerando um ganho estimado de 400 TEUs por navio.

Após a revisão, a TCP já recebeu 11 navios com calado superior a 12,80 metros. Segundo a companhia, Paranaguá passou a ter o maior calado operacional entre os portos da Região Sul.

A TCP afirma ainda operar o maior portfólio de serviços marítimos entre os terminais portuários do país, com 23 escalas fixas semanais, entre linhas de longo curso e cabotagem.

Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno

Veja também