Embraer intensifica articulação na Índia para ampliar base de fornecedores

Companhia avalia novos fornecedores locais e reforça estratégia de expansão industrial no país, onde já soma frota superior a 44 aeronaves em operação

Redação

A Embraer avançou nas negociações para ampliar sua cadeia de suprimentos na Índia e concluiu mais uma visita institucional de alto nível ao país, como parte da estratégia de expansão industrial na Ásia-Pacífico. A companhia informou que vem avaliando fornecedores locais e buscando ampliar parcerias para apoiar projetos nas áreas de aviação civil e defesa.

A movimentação ocorre em um momento de fortalecimento da cooperação industrial entre Brasil e Índia e reflete o interesse da fabricante em ampliar a presença no mercado indiano não apenas como fornecedora de aeronaves, mas também como articuladora de um ecossistema local de produção e desenvolvimento tecnológico.

Leia mais:

Nova regra do frete: entenda o cálculo do piso mínimo
Urubatan Helou, diretor-presidente da Braspress:“O transporte fracionado exige uma sofisticação de gestão que poucos conseguem sustentar”
Mercosul–UE: o que o acordo muda na estratégia das montadoras de caminhões no Brasil

“Reafirmamos nosso forte compromisso em colaborar com a indústria aeroespacial da Índia. Nosso objetivo é avançar em iniciativas conjuntas em defesa e aviação civil, contribuindo para a inovação tecnológica, excelência operacional e parcerias estratégicas de longo prazo”, afirma Roberto Chaves, vice-presidente executivo de Compras e Suprimentos Globais da Embraer.

“A Índia é um parceiro estratégico para o desenvolvimento futuro da indústria aeroespacial e estamos empenhados em construir uma cooperação sustentável que apoie tanto a base industrial local como iniciativas globais”, acrescenta.

Companhia avalia fornecedores

Segundo a Embraer, a visita foi estruturada a partir da presença histórica da empresa no país e de conversas em andamento com representantes da indústria e do governo indiano. Durante a agenda, a fabricante avaliou potenciais fornecedores em diferentes frentes da cadeia produtiva aeroespacial, incluindo montagem de aeroestruturas, usinagem, forja e fundição, produção de componentes em materiais compostos, cablagem e também desenvolvimento de hardware e software.

A companhia estuda implementar um programa mais amplo de cadeia de suprimentos local, com potencial de integração a projetos globais.

Novo escritório em Nova Delhi

A Embraer vem reforçando sua presença institucional no país. Recentemente, inaugurou um escritório em Nova Delhi e estruturou uma equipe local dedicada à área de Compras, com foco em apoiar iniciativas relacionadas ao desenvolvimento da cadeia de suprimentos e ao relacionamento com potenciais fornecedores.

Além da agenda industrial, a Índia também é considerada um mercado relevante para a Embraer em diferentes segmentos. A empresa informa que atualmente há mais de 44 aeronaves da fabricante operando no país, atendendo clientes nas áreas de Aviação Comercial, Aviação Executiva e Defesa & Segurança.

Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno

Veja também