Caminhões a hidrogênio da Hyundai alcançam 20 milhões de km rodados

Lançados inicialmente na Suíça em 2020, os caminhões expandiram suas aplicações para áreas como logística de alimentos e bebidas, distribuição para supermercados, transporte refrigerado e serviços urbanos

Aline Feltrin

A Hyundai Motor Company alcançou a marca de 20 milhões de quilômetros rodados com sua frota de caminhões pesados XCIENT Fuel Cell, movidos a hidrogênio, em operação na Europa. O resultado foi obtido ao longo de cinco anos, com 165 veículos circulando em cinco países: Suíça, Alemanha, França, Holanda e Áustria.

Lançados inicialmente na Suíça em 2020, os caminhões expandiram suas aplicações para áreas como logística de alimentos e bebidas, distribuição para supermercados, transporte refrigerado e serviços urbanos, incluindo coleta de resíduos. Em comparação com frotas convencionais a diesel, os modelos a célula de combustível reduzem significativamente as emissões no escapamento.

Em 2025, a montadora lançou uma nova geração do XCIENT Fuel Cell, com sistema de célula de combustível aprimorado e validado em testes desde 2021, incluindo operações portuárias e de média distância.

Fora da Europa, a Hyundai também avança na América do Norte, onde 63 caminhões já acumulam 1,6 milhão de quilômetros rodados desde 2023, em projetos nos Estados Unidos e no Canadá.

A estratégia da empresa é acelerar a descarbonização do transporte pesado por meio de operações comerciais em escala, apostando no hidrogênio como um dos pilares da transição energética do setor.

Veja também