Automação logística reduz em até 53% o custo de estadia de veículos em planta industrial na Bahia

Solução de gestão de pátio da LogPyx, aplicada na Indovinya com apoio do programa ABDI Labs, melhora tempos de carga e descarga e amplia a eficiência operacional

Redação

Empresas instaladas no Polo Industrial de Camaçari (BA) começam a capturar ganhos relevantes de eficiência logística com o uso de tecnologias de automação e gestão em tempo real. Na unidade da Indovinya, especializada em produtos químicos e surfactantes e pertencente ao grupo Indorama Ventures, a implementação de um sistema de gestão de pátio desenvolvido pela LogPyx resultou em uma redução de até 53% no custo total de estadia de veículos, além de avanços expressivos nos tempos de carga e descarga.

A solução, denominada Revolog Pátio, foi implantada com apoio do programa ABDI Labs, iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial voltada à aplicação de tecnologias de Indústria 4.0 em ambientes produtivos.

O projeto teve como foco a reorganização do fluxo de veículos, a automação do monitoramento das etapas internas e a redução dos custos associados à permanência de carretas no pátio industrial.

Gestão de pátio em tempo real

Com a adoção do sistema, a unidade passou a operar com fluxo logístico automatizado, apoiado por sensores, integração de sistemas e coleta contínua de dados em nuvem. As informações são disponibilizadas em painéis de controle acessíveis às áreas envolvidas, permitindo o acompanhamento em tempo real de cada etapa da operação.

Segundo a empresa, os ganhos incluem redução de 30% nos custos com sobrestadia em relação ao ano anterior, queda de 35% no tempo de carregamento — incluindo o faturamento — e diminuição de 70% no tempo de descarregamento, impactando diretamente a produtividade do pátio e a previsibilidade logística.

“A combinação de sensores IoT, OCR, integração de sistemas e automação inteligente proporcionou não apenas ganhos operacionais, mas também estratégicos”, afirma Eros Viggiano, CEO e fundador da LogPyx. “A digitalização da gestão de pátio é fundamental para transformar a logística industrial e apoiar decisões baseadas em dados”, acrescenta.

Leia mais:

Nova regra do frete: entenda o cálculo do piso mínimo
Urubatan Helou, diretor-presidente da Braspress:“O transporte fracionado exige uma sofisticação de gestão que poucos conseguem sustentar”
Mercosul–UE: o que o acordo muda na estratégia das montadoras de caminhões no Brasil

Do controle manual à automação

Na avaliação da Indovinya, a mudança representou uma inflexão no modelo de gestão logística da unidade. “O antes e depois desse projeto é muito interessante porque tínhamos uma verificação manual da operação. Agora temos um processo automatizado, com avaliações em tempo real, possibilitando uma logística otimizada e eficiente em todas as etapas”, afirma André Paulo, gerente de logística interna da Indovinya.

Para Vitor Dias, diretor de operações da LogPyx, os indicadores confirmam a efetividade da solução. “Mensuramos ganhos práticos de custos e processos, comprovando o sucesso da implementação”, diz o executivo.

Inovação colaborativa

O projeto integra o conjunto de iniciativas do programa ABDI Labs, que selecionou dez empresas para aplicar soluções de Indústria 4.0 em ambientes industriais reais. Para Renata Haenel, diretora global de Inovação da Indovinya, a experiência reforça o papel da inovação colaborativa na transformação digital.

“A automatização do processo logístico é um exemplo concreto de como parcerias com o ecossistema de inovação aceleram a nossa capacidade de resposta às demandas de um ambiente cada vez mais dinâmico. Ao integrar tecnologias emergentes com conhecimento de mercado, ganhamos agilidade, eficiência e inteligência operacional em toda a cadeia”, afirma.

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, responsável pelo programa, também destaca os impactos além da eficiência operacional. “Trazemos valor não só para as operações, mas para a segurança do trabalhador. Isso é a tecnologia a serviço das empresas e das pessoas”, afirma Bruno Jorge, gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias da ABDI.

Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno

Veja também