Mercado de carbono impõe nova rotina às empresas de transporte de cargas

Nova legislação climática impõe obrigações de reporte e mitigação de emissões; parceria entre NTC&Logística e Domani Global busca apoiar transportadoras

Redação

A adequação ambiental deixou de ser um tema acessório e passou a integrar a estratégia das empresas de Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) com a criação do Mercado Brasileiro de Redução de Emissões (MBRE), instituído pela Lei nº 15.042/2024. A nova regulamentação estabelece a obrigatoriedade de inventários de emissões para empresas que superam 10 mil toneladas de CO₂ equivalente por ano e exige planos de mitigação e compensação para aquelas acima de 25 mil toneladas anuais.

Leia mais

MP da renovação de frota precisa chegar ao autônomo, diz líder dos caminhoneiros
Atuação da ANTAQ evita cobrança indevida de R$ 23 milhões em sobre-estadia de contêineres
Investimentos em hidrovias superam R$ 529 milhões em 2025 e reforçam papel do transporte aquaviário

O novo marco regulatório amplia a necessidade de dados confiáveis, organização interna e planejamento, especialmente em um setor marcado por alta complexidade operacional e margens pressionadas. Para apoiar as transportadoras nesse processo, a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística firmou parceria com a Domani Global, empresa especializada em soluções ESG e gestão de emissões.

A iniciativa acompanha uma tendência de mercado. Levantamento da PwC Brasil mostra que 62% das grandes empresas brasileiras já adotam práticas ESG estruturadas, exigência que vem sendo estendida a fornecedores e operadores logísticos. No transporte de cargas, a conformidade ambiental passou a ser fator relevante para manutenção de contratos, acesso a financiamentos e competitividade.

A parceria oferece soluções escaláveis, que incluem inventários de emissões, plataformas digitais de gestão ESG, diagnósticos e planos de descarbonização, além de capacitação técnica, permitindo que empresas de diferentes portes avancem de forma gradual e financeiramente previsível na adequação às novas exigências ambientais.

Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno

Veja também