Presidente da ABRAVA diz que projeto de vistorias ainda não foi aprovado e anuncia audiência pública

Chorão afirma que proposta segue em tramitação na Câmara e que mudanças serão discutidas com a categoria

Redação

O presidente da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (ABRAVA), Wallace Landim, conhecido como Chorão, divulgou na última terça-feira (13) um esclarecimento direcionado aos caminhoneiros sobre o projeto de lei que trata da obrigatoriedade de vistorias periódicas em veículos.

Em vídeo que circulou amplamente nas redes sociais e em grupos de motoristas profissionais, ele afirmou que a proposta ainda não foi aprovada em definitivo e garantiu que o tema será debatido em audiência pública no Congresso Nacional.

Segundo Chorão, a apreensão da categoria aumentou após a aprovação do parecer do relator deputado federal pelo PSD Cezinha Madureira, em comissão da Câmara dos Deputados. O projeto é de autoria do deputado federal pelo Partido Progressistas de São Paulo, Fausto Pinato, e ainda precisa cumprir outras etapas do processo legislativo antes de qualquer decisão final.

Leia mais:

Principais lideranças negam greve de caminhoneiros no próximo dia 4 de dezembro
Premiação Maiores do Transporte & Melhores do Transporte destaca líderes que movem a economia nacional
Transnordestina: a promessa é transformar a logística do Nordeste

No vídeo, gravado à beira da rodovia, Chorão relata que recebeu diversas ligações de caminhoneiros preocupados, especialmente com o prazo de cinco anos mencionado no texto da proposta. “Quero deixar claro aqui para a categoria que não tem nada aprovado definitivo esse projeto de lei. Foi aprovado na comissão, na relatoria do deputado Cezinha Madureira. Então, a gente vai discutir esse projeto”, afirmou.

O presidente da ABRAVA informou ainda que entrou em contato direto com o autor da proposta para sugerir a realização de uma audiência pública. “Liguei para ele agora há pouco e queria até agradecer. A sugestão de fazer uma audiência pública para discutir esse projeto referente à questão da segurança viária foi prontamente acatada”, disse Chorão, acrescentando que o objetivo é avaliar os impactos da medida sobre os profissionais do transporte.

Ao final do pronunciamento, Chorão pediu tranquilidade aos caminhoneiros e destacou o histórico de atuação de Fausto Pinato em pautas do setor. “Quem lembra do deputado Fausto Pinato sabe que ele sempre foi ferrenho em defender a nossa categoria do transporte. Então, a categoria se acalme, que nada foi aprovado, a gente vai discutir esse projeto ainda”, concluiu.

Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno

Veja também