Licenciamento de caminhões entra na reta final em SP; atraso pode gerar multa de R$ 293

O risco é especialmente sensível para o transporte de cargas, já que a apreensão do caminhão pode interromper operações logísticas, gerar atrasos em entregas e elevar custos para transportadoras e autônomos

Aline Feltrin

Com o fim de 2025, transportadores e caminhoneiros precisam ficar atentos aos prazos do licenciamento anual dos veículos. Em dezembro, vence o prazo para caminhões e caminhões-tratores com placas de final 9 e 0 no Estado de São Paulo, segundo o calendário do Detran-SP. Circular sem o licenciamento em dia é infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e recolhimento do veículo ao pátio.

O risco é especialmente sensível para o transporte de cargas, já que a apreensão do caminhão pode interromper operações logísticas, gerar atrasos em entregas e elevar custos para transportadoras e autônomos. Ainda que seja possível regularizar a situação após o vencimento, o atraso implica cobrança de juros e multa administrativa.

De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo não licenciado resulta, além da multa e dos pontos na habilitação, na remoção do caminhão. Para empresas e profissionais do setor, a penalidade pode representar perda de faturamento e custos adicionais com estadia em pátio.

Além da infração de trânsito, a Secretaria da Fazenda do Estado aplica encargos financeiros sobre a taxa de licenciamento. Incidem juros de 1% ao mês, além de multa diária de 0,33% sobre o valor da taxa, limitada a 20%. Em 2025, a taxa de licenciamento em São Paulo é de R$ 167,74, e a multa máxima chega a R$ 33,55.

Segundo o Detran-SP, cerca de 20 milhões de veículos já estavam licenciados até o início de dezembro, mas ainda há caminhões circulando com pendências, especialmente entre autônomos que concentram pagamentos no fim do ano.

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Como regularizar?

A regularização pode ser feita de forma digital, pelo site do Detran-SP, onde o proprietário informa o número do Renavam, quita eventuais multas, o IPVA e paga a taxa de licenciamento, inclusive via Pix. O documento digital do veículo (CRLV-e) fica disponível imediatamente e pode ser salvo no celular ou impresso em papel comum. Também é possível pagar a taxa por meio de bancos conveniados, via internet banking ou caixas eletrônicos.

Caso o caminhão seja recolhido em uma fiscalização, a liberação pode ocorrer de forma rápida por meio da Liberação Instantânea de Veículos (LIVE), serviço online do Detran-SP. O sistema permite solicitar a liberação assim que o veículo chega ao pátio, desde que todas as pendências — licenciamento, multas e diárias — sejam quitadas.

Para caminhões e caminhões-tratores, o calendário de licenciamento em São Paulo em 2025 foi dividido da seguinte forma: placas com finais 1 e 2 tiveram prazo em setembro; finais 3, 4 e 5, em outubro; finais 6, 7 e 8, em novembro; e finais 9 e 0, em dezembro. Com o prazo se encerrando, o Detran recomenda a regularização imediata para evitar multas e prejuízos operacionais no transporte de cargas.

Final da placaPrazo de licenciamento – Caminhões (SP/2025)
1 e 2Setembro
3, 4 e 5Outubro
6, 7 e 8Novembro
9 e 0Dezembro
Fonte: Detran SP

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