Brado moderniza operação logística no Sudeste e Centro-Oeste com novos pórticos

O investimento faz parte de um plano da Brado até 2030, que inclui reformas de armazéns, modernização de ativos, ampliação de pátios e construção de novos escritórios

Redação

A Brado Logística iniciou a instalação de três novos pórticos em seus terminais ferroviários de Sumaré (SP) e Rondonópolis (MT). O objetivo é reforçar a infraestrutura para movimentação de contêineres e apoiando o Projeto Carrossel, que busca integrar os modais ferroviário e rodoviário e reduzir o tempo de transporte de cargas.

Dois dos pórticos, do tipo Rubber Tired Gantry (RTG), serão instalados em Sumaré e operam sobre pneus com tecnologia de operação remota, controlada a partir da sala de comando da empresa. O equipamento destinado a Rondonópolis será um Rail-Mounted Gantry (RMG), conduzido a partir de uma cabine no próprio pórtico. O terminal mato-grossense já contava com dois RMGs em funcionamento.

A adoção dos RTGs em Sumaré permitirá aumentar a altura de empilhamento de contêineres de cinco para seis unidades e dobrar a produtividade, passando de 12 para até 22 movimentos por hora. Segundo a empresa, a verticalização dos contêineres e a redução da largura dos acessos entre quadras diminuem a necessidade de manobras de reach stackers, elevando a capacidade de armazenagem.

Os equipamentos possuem sensores anticolisão, câmeras de monitoramento, leitura de peso e altura dos cabos de aço, e são elétricos, substituindo máquinas movidas a diesel e contribuindo para a redução de emissões de CO².

Operação no primeiro semestre de 2026

Fabricados pela chinesa GENMA, os pórticos levaram 12 meses para serem produzidos e foram transportados via Porto de Santos, com 40 carretas para Sumaré e 32 para Rondonópolis. A previsão é que estejam em operação plena no primeiro semestre de 2026, com planejamento para minimizar impactos nas operações.

O investimento faz parte de um plano da Brado até 2030, que inclui reformas de armazéns, modernização de ativos, ampliação de pátios e construção de novos escritórios. Em Sumaré, o terminal também ganhou um gate automatizado com quatro balanças para agilizar o acesso de caminhões. Em Rondonópolis, o pátio foi ampliado, com sete docas pneumáticas e a aquisição de 15 empilhadeiras elétricas.

Ederson Padilha da Costa, diretor de Operações da Brado, afirma que os novos pórticos vão melhorar a eficiência e a segurança nos processos de carga e descarga e reforçar a integração da cadeia logística para os clientes da companhia.

Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno

Veja também