A Associação Brasileira de Logística (Abralog) realizou a premiação dos melhores cases inscritos em 2025, reconhecendo projetos que geram avanços concretos nas cadeias de suprimentos no Brasil. Segundo o presidente da entidade, Pedro Moreira, a iniciativa tem como objetivo estimular o compartilhamento de boas práticas e soluções aplicáveis ao desenvolvimento do setor logístico.
Nesta edição, os participantes puderam inscrever projetos em sete categorias: Automação, Tecnologia da Informação e Novas Tecnologias; Sistemas de Movimentação, Armazenagem e Embalagem; Logística 4.0, Tecnologias Disruptivas e E-business; Multimodalidade, Infraestrutura, Terminais e Condomínios Logísticos; Colaboração e Parcerias em Logística; ESG, Descarbonização e Transição Energética em Logística; e Estudante de Logística. Cada pessoa ou organização pôde submeter mais de um trabalho.
Automação e tecnologia na importação
Na categoria Automação, Tecnologia da Informação e Novas Tecnologias, a vencedora foi a Petrobras, com um sistema de monitoramento do fluxo contínuo da operação de importação. A solução estruturou um workflow integrado, reduzindo ruídos de comunicação, tempo de processamento e custos logísticos.
Implantado em 2024, com investimento aproximado de R$ 6 milhões, o sistema ampliou a governança, a rastreabilidade e a conformidade regulatória, oferecendo visibilidade em tempo real para a tomada de decisão baseada em dados. No primeiro ano de operação, movimentou R$ 4,7 bilhões, além de mitigar riscos fiscais.
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Frete colaborativo e consolidação de cargas
O Grupo Carrefour venceu a categoria Colaboração e Parcerias em Logística com um projeto de frete colaborativo baseado na consolidação de cargas entre varejo e indústria. A iniciativa utiliza a malha logística do grupo, transformando centros de distribuição em pontos de consolidação, transferência e cross docking.
O projeto exigiu mudança de mentalidade interna, com equipes operacionais passando a atuar também como prestadoras de serviço para parceiros industriais. A operação permite reduzir entre 15% e 35% os custos logísticos de pequenas e médias empresas, viabilizando o acesso a mercados mais distantes. Em média, cada carga reúne 20 fornecedores e já gerou redução estimada de 1.500 toneladas de CO₂.
ESG aplicado à logística industrial
Na categoria ESG, Descarbonização e Transição Energética em Logística, a vencedora foi a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). O projeto buscou integrar a logística à agenda ESG corporativa, conciliando eficiência operacional com requisitos ambientais, sociais e de governança.
O principal desafio foi diagnosticar o posicionamento da área logística frente às novas exigências de ESG. A partir desse mapeamento, os compromissos foram traduzidos em métricas, prioridades e práticas incorporadas à rotina operacional, orientando investimentos, processos e a cultura das equipes.
Multimodalidade para garantir abastecimento industrial
A Login Logística Intermodal venceu a categoria Multimodalidade, Infraestrutura, Terminais e Condomínios Logísticos com um projeto desenvolvido para a Stellantis, em Pernambuco. A iniciativa respondeu às restrições logísticas agravadas pela pandemia e pela escassez global de componentes automotivos.
A solução envolveu o transbordo de contêineres no Porto de Santos (SP) e a utilização de um armazém dedicado em Cabo de Santo Agostinho (PE), garantindo maior previsibilidade no abastecimento da planta industrial, redução de custos com demurrage e melhor ocupação dos estoques internos. A operação passou a ser gerida por dashboards e ferramentas de Power BI, assegurando visibilidade em tempo real. Consolidado há mais de cinco anos, o projeto mostrou resiliência em um cenário de elevada instabilidade no transporte marítimo.
Torre de controle end-to-end
Na categoria Logística 4.0, Tecnologias Disruptivas e E-business, o Grupo Carrefour voltou a ser premiado com a implementação de uma torre de controle de supply chain end-to-end para o Carrefour e o Sam’s Club.
A solução integra dados em tempo real desde o inbound, na saída do fornecedor, até o outbound, na entrega ao cliente final, permitindo intervenções imediatas e ações preditivas e corretivas. O objetivo é assegurar o nível de serviço às lojas, aumentar a produtividade e reduzir tempo e custos, consolidando a digitalização e automação dos processos logísticos.
Pooling de embalagens e descarbonização
A vencedora da categoria Sistemas de Movimentação, Armazenagem e Embalagem foi a HB Pooling. O projeto demonstra como o pooling de embalagens reutilizáveis pode contribuir para a descarbonização da logística colaborativa, substituindo embalagens descartáveis por caixas circulares compartilhadas entre produtores e varejistas.
O modelo reduz o consumo de matérias-primas, a ociosidade de ativos e as emissões associadas à produção, transporte e descarte. Para mensurar os resultados, a empresa desenvolveu uma calculadora de impacto que quantifica emissões evitadas, eficiência e economia geradas na cadeia. A operação ocorre em escala nacional, com milhões de caixas em circulação, apoiadas por centros de higienização certificados e alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
IA aplicada ao ensino de logística
A categoria Estudante de Logística foi criada para aproximar teoria e prática no ensino técnico por meio do desenvolvimento de uma ferramenta de inteligência artificial baseada em uma base de conhecimento institucional.
O projeto enfrentou desafios relacionados à infraestrutura, compatibilidade de software e escolha de plataformas acessíveis. A solução foi a criação de um protótipo funcional de IA, capaz de processar perguntas e fornecer respostas relevantes para a área, atendendo estudantes e profissionais. O trabalho vencedor foi desenvolvido por Murilo Bispo, aluno do curso de Tecnologia em Logística do SENAI Guarulhos, sob orientação do professor Alexandre Filietas, coordenador do curso superior da instituição.
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