Com S-Way e grandes volumes para frotistas, Iveco fecha 2025 em curva de crescimento

O avanço é resultado de uma combinação de fatores estratégicos: o bom desempenho do caminhão extrapesado, a expansão das vendas de veículos leves para grandes frotistas e um recorde de contratos públicos conquistados pela empresa

Aline Feltrin

A Iveco deve encerrar 2025 com um desempenho robusto, destacando-se como uma das fabricantes de veículos comerciais com melhores resultados. A montadora chegará a cerca de 20 mil unidades neste ano no Brasil e na Argentina, superando as 17,5 mil de 2024, um crescimento de 14,29% que ocorre mesmo em um cenário de retração do mercado. Segundo Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina, esse avanço é resultado de uma combinação de fatores estratégicos: o bom desempenho do caminhão extrapesado, a expansão das vendas de veículos leves para grandes frotistas e um recorde de contratos públicos conquistados pela empresa.

Um dos principais destaques para a Iveco no Brasil foi a linha S-Way, que consolidou a marca no competitivo segmento de extrapesados. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), mostram que no acumulado de janeiro a novembro, foram emplacados 1.682 unidades, o que garantiu a oitava posição no ranking, com fatia de 3,73% do mercado. Vale relembrar que o caminhão não aparecia no ranking dos dez mais vendidos no mesmo período de 2024.

“Enquanto o mercado de extrapesados encolheu 25% em 2025, a Iveco foi a marca que mais cresceu, com o maior avanço de participação entre todos os players do setor”, afirma Querichelli.

Além disso, a Iveco obteve um desempenho expressivo no segmento de veículos leves, com grandes compras de frotistas como a Maroni, que adquiriu quase duas mil unidades da Daily, e a Vamos, com cerca de 800 unidades. No setor público, a montadora registrou volumes inéditos: entre 5 mil e 6 mil caminhões foram conquistados por meio de licitações e a previsão é de que sejam entregues até julho de 2026 — um ciclo atípico de compras antecipadas, impulsionado pelo calendário eleitoral e as políticas de compras públicas.

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Cenário de cautela em 2026

Para o próximo ano, a Iveco adota um tom mais cauteloso. Segundo Querichelli, 2026 será marcado por um cenário oscilante, com variações significativas ao longo do ano. O primeiro semestre deverá ser aquecido pelas entregas ao governo, mas no segundo semestre a montadora espera desaceleração nas vendas devido à proibição de compras públicas durante o período eleitoral. A elevação nas taxas de juros, embora com uma tendência de queda, ainda deve se manter alta, impactando tanto o varejo quanto as grandes frotas, o que exigirá atenção redobrada da montadora para se adaptar às condições de mercado.

O ano de 2026 será de lançamento de um novo ciclo de investimentos. O atual, que termina neste ano, envolveu cerca de R$ 1 bilhão. Uma boa parte desse montante foi direcionada para o desenvolvimento da linha S-Way, que representou um marco na estratégia de crescimento da empresa no Brasil. Além disso, a empresa anunciou um investimento de R$ 510 milhões entre 2024 e 2028, com foco no desenvolvimento de biocombustíveis, alinhando-se ao programa federal Mover, que oferece incentivos fiscais para empresas que apostam em soluções sustentáveis no país.

A Iveco já está se preparando para sua participação na Fenatran 2026, a maior feira de transportes do Brasil, onde a montadora deverá anunciar novos produtos e decisões estratégicas para os próximos anos. Segundo Querichelli, neste momento a montadora decide qual modelo europeu a diesel será lançado na feira.

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