A Autoridade Portuária de Santos (APS) prorrogou por mais 90 dias o desconto aplicado às tarifas cobradas de “navios verdes” — embarcações com menor emissão de poluentes que possuem pontuação positiva no Environmental Ship Index (ESI), índice ambiental da Organização Marítima Internacional (IMO). O incentivo, vigente desde 2023, pode chegar a 15% sobre as tarifas de uso das infraestruturas de acesso aquaviário, calculadas pela tonelagem de porte bruto das embarcações.
A medida integra o conjunto de ações da APS para reduzir riscos climáticos e alinhar o porto às metas globais de descarbonização. O setor marítimo responde por 80% do comércio mundial e por cerca de 3% das emissões globais de gases de efeito estufa, segundo a IMO. A transformação da infraestrutura portuária é considerada essencial para o cumprimento das metas do Acordo de Paris, que busca limitar o aquecimento global a 1,5°C.
Desde o início do programa, o Porto de Santos já abriu mão de mais de R$ 40,6 milhões em receitas tarifárias para estimular práticas sustentáveis entre terminais e embarcações. Apenas em 2025, o valor alcança R$ 16,8 milhões.
A estratégia de descarbonização do complexo santista se apoia em três frentes: eficiência logística, uso de biocombustíveis e expansão do fornecimento de energia renovável. Em outubro, a APS firmou contrato com a Fundação Valenciaport para elaborar um Plano de Descarbonização e um Plano Diretor Energético (PDE). Os estudos, previstos para serem concluídos em 22 meses, vão orientar metas e ações para reduzir emissões nas operações portuárias, incluindo atividades de terminais, navios e modais rodoviário e ferroviário.
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Eletrificação do cais
O Porto também desenvolve um projeto de eletrificação do cais, abastecendo cerca de 20 rebocadores com energia limpa da Usina Hidrelétrica de Itatinga. A repotencialização da usina, em análise, prevê aumento da geração e possível produção de hidrogênio verde.
Na área logística, soluções criadas pelo Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos prometem reduzir o tempo de espera de caminhões e navios, diminuindo emissões. Desde 2021, a APS monitora suas emissões de GEE com inventário anual seguindo a metodologia do GHG Protocol.
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